Últimos caças F-16 israelenses ‘groundeados’ voltaram a voar
–
Há cerca de três meses, um problema relacionado a caças de lote mais antigo, em que lascas de pintura se soltavam da parte interna das tomadas de ar, levou à proibição dos voos de parte da frota
–
Segundo nota divulgada no site das Forças de Defesa de Israel no último sábado, 29 de setembro, todos os caças F-16 da Força Aérea Israelense voltaram às operações de voo, após ser resolvido o problema técnico que os manteve fora da linha de voo (ou “groundeados”, conforme o jargão aeronáutico).
Em julho deste ano, foi detectado mal-funcionamento de motores, devido a lascas de pintura que se soltavam da parte interna das tomadas de ar de caças de lote mais antigo, e que eram admitidas para dentro das turbinas. Apesar de grande parte da frota ficar impedida de voar para missões de treinamento, os caças permaneceram cumprindo alerta no solo e as unidades se adaptaram da melhor maneira possível para cumprir suas atividades de forma segura.
A nota informou que o problema começou a ser reparado logo no dia seguinte à descoberta da causa, com a remoção da pintura antiga e a realização de testes com uma nova e mais durável cobertura de tinta da parte interna das tomadas de ar, que foi aplicada aos caças. Agora, toda a frota dos esquadrões está liberada para capacidade operacional plena, o que inclui missões de ataque, surtidas de treinamento e simulações de combate ar-ar.
FONTE: Forças de Defesa de Israel
FOTOS: Força Aérea Israelense
VEJA TAMBÉM: