Conversações ministeriais sobre o ‘leasing’ do Gripen na República Tcheca

2

Segundo o jornal Prague Daily Monitor, com informações da CTK, os ministros da Defesa da República Tcheca e da Suécia tiveram em suas agendas a discussão sobre extensão do ‘leasing’ dos caças Gripen

Na sexta-feira, 21 de setembro, o jornal tcheco Prague Daily Monitor publicou notícia sobre a visita da ministra da Defesa da Suécia, Karin Enstroem, à República Tcheca, programada para durar até a manhã de sábado. Entre os assuntos a discutir com sua contraparte tcheca, o ministro Alexandr Vondra, está a extensão do contrato de “leasing” de 14 caças Gripen operados pela Força Aérea da República Tcheca.

Ainda segundo a reportagem, trata-se da primeira conversação oficial dos ministros sobre esse assunto. O atual contrato, assinado em 2004, expira em 2014. O custo anual é de dois bilhões de coroas tchecas ao ano (aproximadamente 104 milhões de dólares).

O Governo do primeiro ministro Petr Necas lançou um debate sobre o futuro caça supersônico do país. Em fevereiro, já havia sido decidido negociar uma extensão do “leasing”. Mas, em julho, Necas expressou insatisfação com o assunto. Apesar de dizer que seria negociada a extensão por volta de novembro, foi informado que também seria preparada uma concorrência para novos jatos.

FONTE: Prague Daily Monitor

FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz