Rei Juan Carlos I da Espanha voa no NH90
Na manhã de hoje, Sua Majestade o Rei Juan Carlos I da Espanha realizou um voo no moderno helicóptero NH90 fabricado pela Eurocopter, a partir da Base Aérea de Cuatro Vientos (Madrid). O início das entregas da aeronave para as Forças Armadas espanholas está prevista para o próximo ano, em particular para as Fuerzas Aeromóviles del Ejército de Tierra (FAMET).
Sua Majestade o Rei Juan Carlos I é um aviador experiente, com 3.740 horas de voo como piloto de helicópteros, a maioria dos quais em aeronaves Eurocopter aeronaves e especialmente em “Super Puma”, mas também em EC135, EC145, EC225 e até mesmo no helicóptero de combate “Tiger”.
Em dezembro de 2006, o Ministério da Defesa da Espanha e a Eurocopter assinaram um contrato para adquirir 45 helicópteros NH90 TTH (Transporte Tático) para as Forças Armadas.
Enquanto os dois primeiros NH90 espanhóis foram fabricados na fábrica francesa da Eurocopter, a Eurocopter Espanha é responsável por montar as restantes 43 aeronaves NH90 e a entrega de todos eles para as Forças Armadas espanholas. A Eurocopter Espanha, localizado em Albacete e inaugurada em 2007, é também uma das duas únicas fábricas da fuselagem dianteira do helicóptero, a mais moderna de seu tipo e com mais de 500 pedidos em todo o mundo.
Produzido em duas versões básicas – Transporte Tático (TTH) e Operações Navais (NFH), o NH90 é um helicóptero de categoria de 11 toneladas, para missões militares em terra, mar e ar.
Até o momento, o NH90 tem 529 encomendas por parte de 14 países, 418 dos quais da versão TTH. São seis linhas de montagem do NH90 na França, Alemanha, Espanha, Itália, Finlândia e Austrália, sob a organização industrial pan-europeia NH Industries, que pertence à Eurocopter (62,5%), Agusta Westland (32%) e Fokker Aerostructures (5,5%). 119 helicópteros já foram entregues às Forças Armadas dos países contratantes, 100 deles da versão TTH e já alcançaram mais de 20.000h de voo.
LEIA TAMBÉM: