Desfile aéreo de 7 de setembro de 2012
Mais de 40 mil pessoas assistiram ao desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF. O público se emocionou com o desfile aéreo de mais de 20 aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
A professora Maria da Luz Melo veio do Rio de Janeiro para assistir junto com toda a família ao desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Ela diz que, mesmo sendo portuguesa, é uma emoção acompanhar esse dia tão importante para o brasileiros. “Tenho muito orgulho de estar aqui hoje. Moro no Brasil há 38 anos, meus filhos e netos são brasileiros. Na verdade, me sinto brasileira de coração”, disse.
Ela assistiu pela primeira vez a apresentação da Esquadrilha da Fumaça junto com os filhos, nora e netos – todos foram vestidos de verde e amarelo. O mais novo da família era o pequeno Rafael, que se empolgou com as manobras da Esquadrilha da Fumaça e revelou ter vontade de ser piloto da FAB. Para o pai, Eduardo Melo, o 7 de setembro é uma data que todos devem ter orgulho. “Estou em Brasília há quatro anos e essa é a primeira vez que acompanho o desfile na Esplanada dos Ministérios. Me arrependo de não ter vindo antes. Acho muito importante estarmos aqui hoje prestigiando esse evento maravilhoso”, disse.
Durante o desfile, passaram escolas da rede pública e particular do Distrito Federal representando a cultura das cinco regiões do País. O público viu bonecos gigantes, arte de rua, muita dança e folclore brasileiro.
Durante o desfile militar, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, esteve junto a Presidente da República Dilma Rousseff, que assistiu à marcha de cadetes da Academia da Força Aérea, Companhia de Cerimonial Santos Dumont, grupamentos de aeronavegantes, Companhia de Infantaria de Combate, Grupamento da Guarnição de Brasília e as Bandas da Base Aérea de Brasília e do Galeão. Também passaram pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, que participaram da II Guerra Mundial.
Demonstrando as armas empregadas na missão de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro, aeronaves de todas as aviações da FAB sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios empolgando o público. Passaram caças Mirage F-2000, A-1 e A-29 Super Tucanos. Um KC-137 Boeing fez uma demonstração de reabastecimento em voo com caças F-5 Tiger. Também desfilaram um avião patrulha P-3, de transporte C-105 Amazonas e helicópteros H-34 Super Puma, H-36 Caracal e H-60 Blackhawk.
Mas o coroamento do desfile do 190º ano da Independência do Brasil foi mais uma vez a apresentação dos Tucanos da Esquadrilha da Fumaça. Mesmo com o forte calor na cidade, o público acompanhou atentamente as manobras. “Este é um momento em família muito especial. Sentimos a emoção de ver o desfile, estar no meio do público. Mas o principal foram as acrobacias arriscadas da Esquadrilha, que passam muita adrenalina”, completou Eduardo Melo.
FONTE/FOTOS: FAB
NOTA DO EDITOR: faz tempo que não ocorre um desfile aéreo como foi o de ontem em Brasília, demonstrando que o Governo Federal não economizou querosene. De certa forma, boa parte das aeronaves já estavam ali perto, em Anápolis para o Exercício Sabre II.
Será que estes mesmos recursos estão disponíveis para a execução de TODAS as operações, para o correto adestramento das tripulações e para a modernização da Força (excetuando o GTE, claro)?
Falando em GTE, por que não foram apresentadas ao público estas aeronaves? A Base Aérea de Brasília fica logo ali! Mais próximo de Anápolis. Desta maneira o público poderia ter uma ideia do verdadeiro estado da arte em que se encontram as aeronaves que transportam as nossas autoridades comparado com os nossos caças de 20, 30 e 40 anos.