–

Em 14 de setembro, o esquadrão francês ‘Normandie-Niemen’ vai comemorar 70 anos – entre as atrações, estará um Rafale pintado num padrão que remete aos caças Yakovlev da Segunda Guerra Mundial

A Força Aérea Francesa (Armée de l’air)  informou que em 14 de setembro será realizada uma cerimônia militar celebrando o 70º aniversário do esquadrão 2/30 “Normandie-Niemen”. Para as comemorações que ocorrerão na Base Aérea 118 de  Mont-de-Marsan, de onde operam os caças Rafale do recém-reativado esquadrão, são esperados diversos convidados franceses e russos, além de  uma aparição especial: um Rafale pintado em cores que remetem aos caças soviéticos Yakovlev voados pelo esquadrão na Segunda Guerra Mundial.

Na foto acima, o caça é visto recebendo uma camada de pintura.

Histórico: o Grupo de Caça 3 “Normandie” foi criado em setembro de 1942 após negociações envolvendo o general de Gaulle e autoridades britânicas e soviéticas, visando o emprego de pilotos franceses na frente oriental para lutar, ao lado dos soviéticos, contra os alemães. Os treinamentos começaram em dezembro daquele ano e logo o esquadrão seguiu para a batalha, conquistando 273 vitórias até o fim do conflito. O nome “Niemen” foi acrescentado ao “Normandie” após a participação da unidade numa ofensiva soviética que cruzou o rio Niemen em junho de 1944.

O esquadrão foi desativado temporariamente em julho de 2009, quando voava caças Mirage F1, sendo reativado em Mont-de-Marsan em junho deste ano (saiba mais sobre essa história nos links abaixo).

Foto do voo histórico do Rafale nos 100 anos da aviação russa: a Força Aérea Francesa também mostrou em seu site fotos da participação de caças Rafale nas recentes comemorações do centenário da aviação russa. Entre elas, a imagem logo acima, que mostra o histórico voo de uma formação de dois Rafale e um Sukhoi Su-27 sobre Khatenki, palco de batalhas travadas pelo Normandie-Niemen contra as forças alemãs.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz