Primeiros F-16 chegam ao Iraque em 2014
Em visita a Bagdá na última terça-feira (20), oficiais americanos afirmaram que a primeira leva de caças F-16 adquirida pelo Iraque deve ser entregue daqui a dois anos.
Washington concordou, no ano passado, em vender 36 aeronaves F-16 para Bagdá em um contrato multibilionário, com a finalidade de aprimorar a capacidade da debilitada Força Aérea iraquiana, que atualmente representa um ponto fraco na defesa do país. A primeira leva dos caças deve ser entregue em setembro de 2014, segundo os oficiais estadunidenses.
As fontes disseram também que, até agora, os Estados Unidos firmaram acordos no valor de 12 bilhões de dólares com o Iraque, no que se refere à venda de armamentos e treinamento. Ainda segundo os oficiais, o governo iraquiano também mostrou interesse na aquisição de radares e sistemas de defesa antiaérea.
Ainda que as Forças de Defesa do país sejam capazes de manter a segurança interna, militares iraquianos e norte-americanos reconhecem que faltam meios de proteger o espaço aéreo, as fronteiras e as águas territoriais do Iraque. Até o ano passado, quando as tropas estadunidenses deixaram o país, as forças estrangeiras auxiliaram Bagdá com essas funções.
FONTE: The News International
FOTOS: USAF
VEJA TAMBÉM:
- Iraque tem pressa para receber seus F-16
- Primeiro ministro iraquiano pede rapidez na transferência de armamentos
- Iraque assina contrato com os EUA para compra de 18 caças F-16
- Números do mundo dos caças: F-16 vai a 4.500 entregas
- Dezoito F-16 equipados e armados para o Iraque, por US$ 4,2 bi
- Iraque poderá adquirir L-159 em breve
- Pilotos iraquianos começam neste mês a voar o F-16, nos EUA