MMRCA: apesar de alegações alemãs e russas, MD indiano diz que está conversando só com a francesa Dassault
–
Declaração foi dada depois que autoridades russas e alemãs disseram que estavam discutindo o contrato com a Índia e que a concorrência do programa MMRCA, que selecionou o Rafale, poderia ser recomeçada
–
Nesta quinta-feira, 23 de agosto, o Ministério da Defesa da Índia afirmou que está em conversações apenas com a francesa Dassault Aviation em relação à compra de 126 caças para o multibilionário programa MMRCA (programa indiano para aquisição de 126 aviões de combate multitarefa de porte médio).
Segundo informações do jornal “The Economic Times”, fontes do ministério disseram: “Não estamos conversando com ninguém mais além da Dassault Aviation, cujo Rafale foi selecionado como o ofertante de menor valor no contrato multibilionário.”
O ministério estava respondendo a alegações de autoridades alemãs e russas que, conforme notícias recentes, disseram que a Índia estava discutindo o contrato com eles e que haveria uma possibilidade da concorrência desse projeto ser reiniciada.
Mais cedo nesta quinta-feira, o jornal “The Times of India” (mesmo grupo do Economic Times) havia noticiado que a Alemanha, um dos principais países por trás do consórcio europeu Eurofighter, que fabrica o Typhoon, ainda está tentando negociar com a Índia para o programa MMRCA. O Typhoon chegou à seleção final do programa juntamente com o Rafale, mas o caça francês acabou sendo o selecionado para entrar em negociações.
Na quarta-feira, o líder do comitê para assuntos externos e defesa do Parlamento Alemão, Andreas Shockenhoff, disse ao jornal que a última palavra a respeito do programa MMRCA ainda não havia sido dada. O parlamentar, que é um aliado próximo da chanceler Angela Merkel (que está realizando uma visita de quatro dias à Índia) afirmou: “Tem havido discussões entre autoridades alemãs e indianas, e posso dizer que esse ainda não é um assunto encerrado. Até onde sei, não hã ainda um compromisso firmado do Governo Indiano para uma encomenda comercial. Os fabricantes do Eurofighter estão trabalhando novamente na oferta e esse é um tema de negociações entre o consórcio europeu e o Governo Indiano.”
Os comentários de Schockenhoff surgem pouco depois que um porta-voz do Governo Russo disse que a Índia estava propensa a reiniciar a concorrência pois as negociações com a França teriam falhado. Vale lembrar que o caça russo MiG-35 fez parte da disputa, mas não chegou à lista final.
FONTES: The Economic Times e The Times of India
FOTOS: Força Aérea Francesa, Força Aérea Alemã e RAC MiG
NOTA DO EDITOR: assim como no caso do Gripen para a Suíça, os concorrentes estão a postos na Índia, que selecionou o Rafale mas ainda não assinou o contrato. Provavelmente, mesmo quando os respectivos contratos forem assinados, ainda continuarão prontos para aproveitar qualquer brecha na guarda.
O mercado de caças é assim mesmo. Se você não comprou a nossa revista Forças de Defesa número 4, que traz uma matéria especial sobre todas as compras de aviões de caça deste século XXI que conseguimos pesquisar, não perca tempo. Resta apenas um punhado de exemplares para adquirir e saber mais sobre essas e outras disputas, onde vitórias acachapantes e derrotas surpreendentes estão ao lado de reviravoltas inesperadas e até indecisões frustrantes. Um drama que você pode conhecer em detalhes, clicando aqui para encomendar a sua revista.
VEJA TAMBÉM:
- Caça de 5ª geração russo-indiano: contrato de P&D nos próximos meses
- MMRCA: ministro indiano jogou m… no pós-combustor
- MMRCA: processo de aquisição do Rafale ainda está no MD indiano
- Rafale é superior quando influência dos EUA não é o critério, diz CEO da Dassault
- Rafale na Índia: ministro da Defesa ainda quer revisar o processo de escolha
- Negociação do Rafale na Índia é retomada após aprovação em investigações
- A participação do grupo Safran no programa do Rafale na Índia
- Presidente francês esperançoso em relação à venda do Rafale…
- MMRCA: BAE Systems ainda não jogou a toalha na Índia
- Indiano voa Gripen, mas afirma que não há relação com o MMRCA
- Comandante da Força Aérea Indiana visita Dassault e base do Rafale na França
- Índia: aquisições de caças demoram, mas as desativações não esperam