Resultados de pesquisa realizada com eleitores holandeses, divulgada na terça-feira (21 de agosto) pelo Dutch News, mostra que a maioria dos entrevistados quer que a Holanda abandone os planos de adquirir o caça F-35. A ampliação dos cortes em Defesa, e em especial a não aquisição do caça de quinta geração norte-americano, estão entre as principais sugestões de eleitores holandeses para o governo daquele país economizar dinheiro. A pesquisa foi feita pelo “Clingendael foreign policy institute”.

Esse resultado surge praticamente na mesma semana em que, pela primeira vez, foi revelado que o primeiro caça F-35 destinado à Holanda iniciou seus testes de voo nos EUA. O Parlamento Holandês deixou a decisão sobre ir em frente ou não com o programa de aquisição do caça para o próximo governo (nota do editor: vale lembrar que as eleições holandesas estão próximas – serão em setembro).

Mais da metade dos 1.500 entrevistados também quer que a Holanda corte ajuda de desenvolvimento e gastos com a União Europeia. O atual governo já está fazendo cortes de 4 bilhões de euros em defesa e reduzindo o contingente das Forças Armadas para 12.000 integrantes.

FONTE: Dutch News

FOTO: Lockheed Martin

NOTA DO EDITOR: aproveitando o assunto, o Poder Aéreo faz duas perguntas: será que algum instituto de pesquisa, aqui no Brasil, já fez ou pensou em fazer uma pesquisa do gênero entre eleitores brasileiros, perguntando se eles querem ou não cortes de Defesa ou o cancelamento do F-X2? Será que esse assunto teria a mesma relevância por aqui?

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz