Empresa britânica, que fornece sistemas de detecção e supressão de incêndios em 90% das aeronaves comerciais ocidentais, foi escolhida pela Embraer para fornecer o sistema para o jato de transporte militar KC-390

 

Em comunicado divulgado na sexta-feira, 17 de agosto, a britânica Meggitt Safety Systems informou que foi escolhida pela brasileira Embraer para fornecer o sistema de proteção contra incêndios para o programa do jato de transporte militar e reabastecimento em voo Embraer KC-390. O contrato, que engloba todo o sistema de proteção de incêndio do capítulo 26 da ATA (ATA Chapter 26 Fire Protection System) está estimado em mais de 9 milhões de dólares para a duração do programa (vale lembrar que ATA é a sigla para Air Transport Association – associação de transporte aéreo).

O sistema provê detecção de fogo e supressão para a APU (auxiliary power unit – unidade auxiliar de potência), pilones dos motores e para os motores. Também provê detecção de fumaça e supressão para o compartimento de cargas e baia de eletrônicos. O KC-390, que deverá entrar em serviço na Força Aérea Brasileira em 2016, é um bimotor a jato com capacidade de carga de 23 toneladas e que pode ser rapidamente reconfigurado para aeronave de reabastecimento em voo.

Segundo o vice-presidente da Embraer, Luís Carlos Aguilar, as estimativas da empresa brasileira são de que “aproximadamente 695 aviões militares de transporte, ao redor do mundo, precisarão ser substituídos ao longo da próxima década, criando um mercado promissor para um avião reabastecedor desse tipo.”

Dennis Hutton, presidente da Meggitt Safety System, afirmou: “A concessão desse contrato reflete nosso comprometimento em fornecer a nossos clientes os sistemas de proteção contra incêndio mais avançados tecnologicamente e de melhor custo-benefício do mercado. É a continuidade de nossa longa história em prover sistemas de proteção contra incêndio para a frota da Embraer de jatos militares, comerciais e executivos.”

A Meggitt PLC, baseada no Reino Unido, é um grupo internacional que opera na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, conhecida pela sua especialização em engenharia para ambientes extremos. O grupo tem aproximadamente 40 instalações espalhadas pelo mundo, entre fábricas e escritórios regionais. Segundo o informe da empresa, a divisão de sistemas de segurança (Meggitt Safety Systems) fornece componentes e subsistemas que estão em  90% dos aviões comerciais ocidentais em serviço.

FONTE: Meggitt

IMAGENS: Embraer

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz