As comemorações pelos cem anos da Força Aérea da Rússia, de sexta-feira, 10, ao domingo, 12, foram marcadas por dois fatos: o show de acrobacias aéreas dos pilotos da Rússia e dos vários países convidados para a festa e a fala do Presidente Vladimir Putin, destacando o compromisso da modernização da tropa em termos de recursos e equipamentos.

As comemorações foram centralizadas em Zhukovski, nos arredores de Moscou, onde a Rússia costuma promover o concorridíssimo salão MAKS, de exposições aeronáuticas. Após assitir o show aéreo, Putin fez um discurso:

“Os cem anos da aviação militar russa refletem a gloriosa história da Força Aérea nacional. Os habitantes do nosso país jamais esquecerão a coragem demonstrada pelos aviadores soviéticos durante a II Guerra Mundial e em outros conflitos armados dos quais a Rússia participou depois daquele trágico evento para a humanidade. A gloriosa história da Força Aérea nacional é uma concentração de exemplos de verdadeira coragem e abnegação, de trabalho persistente e de avanços técnicos geniais.

A aviação de combate sempre gozou de uma atenção especial no nosso país. Hoje, quando levamos a cabo grandes planos de rearmamento do Exército e da Marinha, uma das principais prioridades continua sendo, certamente, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da Força Aérea. A sua importância continuará crescendo. Está sendo realizado novamente um treinamento militar intenso na Força Aérea, e a nossa aviação estratégica reiniciou os seus voos regulares. Agora, devemos pensar na modernização da infraestrutura terrestre dos aeródromos.

Estamos criando, também, novas bases aéreas e esquadrilhas de aviões de grande flexibilidade operacional. Trata-se, em primeiro lugar, de munir as tropas com moderno material técnico de guerra. Até o ano de 2020, a Força Aérea vai receber mais de 600 novos aviões e mil helicópteros.”

O presidente da Rússia declarou também que o Estado continuará a dedicar atenção à proteção social dos militares da ativa, dos reformados e, principalmente, dos veteranos da Força Aérea.

FONTE: Diário da Rússia

wpDiscuz