‘Pitch Black’ 2012 na Austrália: onde Flankers, Hornets, Super Hornets, Hawks, Eagles e Falcons se encontram
As belas imagens desta matéria são do exercício “Pitch Black” 2012, que está sendo realizado no Norte da Austrália desde 27 de julho e que deverá terminar na próxima sexta-feira, 17 de agosto. Trata-se de um exercício das capacidades táticas da Austrália em conjunto com parceiros internacionais como a Indonésia, Tailândia, Singapura e Estados Unidos.
Na força azul, baseada em Darwin, fazem parte caças F-18 Hornet e Super Hornet da Força Aérea Real Australiana (RAAF), assim como os F-16 tailandeses e aeronaves de Singapura e Indonésia – esta com caças Su-27 e Su-30 e aquela com F-16 e F-15.
Na força vermelha estão jatos Hawk da RAAF baseados em Tindal, que tentam penetrar as linhas defensivas azuis, em conjunto com outros Hornets, tanto australianos quanto do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC). Os Hawks simulam um esquadrão de caças de baixa tecnologia tentando defender seu território, com base em informações de controladores aéreos no solo e no ar.
Em geral, os Hawks proporcionam alvos aéreos para que a força azul maximise seu treinamento, e seus pilotos recém-saídos do curso introdutório de táticas de caça, em formações de quatro jatos, acabam se integrando em “pacotes” em que se opõem entre 30 e 50 aeronaves de cada lado. Ainda assim, os Hawks conseguiram em várias ocasiões penetrar as defesas azuis e realizar alguns abates, lembrando que a partir de certa fase no exercício a força vermelha foi autorizada a voar de forma mais agressiva.
Na primeira semana do “Pitch Black 2012”, os caças praticaram voos em pacotes menores, até chegarem à segunda semana com missões mais complexas, ofensivas e de varredura, visando alvos em terra em Bradshaw e Delamere. Transportes C-130 realizam missões de infiltração e extração de controladores aéreos avançados que coordenam as ações de Hornets e Super Hornets em missões de apoio aéreo aproximado sobre Timber Creek, onde os alvos são tropas da força vermelha.
Fazendo sua estreia em exercícios, está o KC-30A MRTT australiano, em missões de reabastecimento em voo (visto acima). Na foto abaixo, uma das mais interessantes, um militar da equipe de terra da Força Aérea da Indonésia inspeciona a tomada de ar de um caça Sukhoi.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália