Exército Sírio Livre diz ter derrubado caça MiG-21 do governo

10

Meios de comunicação dizem que queda do avião militar foi por um problema técnico

Os rebeldes sírios afirmaram nesta segunda-feira que haviam derrubado um caça-bombardeiro do regime de Bashar al-Assad e capturado seu piloto, embora meios de comunicação tenham dito que a queda do avião militar foi por um problema técnico.

— Sim, podemos dizer que um MiG 21 foi derrubado. Foi atingido por um projétil de 14,5 mm de uma metralhadora antiaérea — afirmou Kassem Sadedin, porta-voz do Exército Sírio Livre (ESL).

Outro grupo rebelde divulgou um vídeo no qual aparece um homem com barba e camisa azul, cercado por homens armados, que diz ser “o coronel piloto Mufid Mohamed Suleiman. Minha missão era bombardear a localidade de Muhasan”, 400 km a leste de Deir Ezor (leste da Síria).

Pouco antes, a agência oficial Sana informou que um avião militar “teve um problema mecânico durante um treinamento de rotina na região leste. O avião não pôde continuar seu voo devido à avaria, o piloto precisou se ejetar”.

Exército toma bairro rebelde em Aleppo

O exército sírio entrou nesta segunda-feira em Seif al-Dawla, um bairro em poder dos rebeldes no oeste de Aleppo, grande cidade do norte da Síria, vários dias depois de arrebatar o controle desta zona aos insurgentes, afirmou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

“As forças do regime entraram na parte oeste de Seif al-Dawla com tanques e ocorrem confrontos com os rebeldes. Também há bombardeios sobre algumas regiões de Salahedin”, anunciou esta organização com sede na Grã-Bretanha.

Salahedin, no oeste de Aleppo, foi o primeiro bairro sob controle dos rebeldes onde o exército entrou na semana passada. As tropas do presidente Bashar al-Assad dominam a maior parte de Salahedin, embora existam focos de resistência.

FONTE / FOTO (AP): Zero Hora

Colaborou: Tiago Bap

wpDiscuz