40 anos do primeiro F-5E e ele está aqui, totalmente operacional

15

No dia 11 de agosto de 1972 o primeiro F-5E produzido pela Northrop voou pela primeira vez. Era o início do programa de ensaios da aeronave, conduzido na Base Aérea de Edwards. Exibindo a matrícula norte-americana 71-1417, o aparelho foi inicialmente apresentado nas instalações Hawthorne em 23 de junho daquele ano.

Parte destes F-5E dos primeiros lotes foram embarcadas para o Vietnã do Sul em 1975. Mas com a queda de Saigon, alguns F-5 escaparam para países vizinhos e , posteriormente, voltaram para os EUA, onde operaram nos esquadrões “Aggressors “.

Em 1988 a FAB adquiriu um lote de 22 caças F-5E usados da USAF (além de outos quatro F-5F). Estas aeronaves estavam baseadas em Willians AFB e Nellis AFB. Os aviões estavam entre os F-5E mais antigos do mundo, sendo que 15 deles faziam parte do primeiro lote de 30 unidades produzido pela Northrop. Um deles era exatamente o “1417″. No Brasil, o “1417″ recebeu a matrícula FAB-4856.

O 4856 foi o primeiro F-5 modernizado entregue à FAB. A cerimônia ocorreu no dia 21 de setembro de 2005 na Base Aérea de Canoas.

FOTOS: Northrop e FAB

NOTA DO PODER AÉREO: no ano passado apresentamos a matéria dos 39 anos do primeiro F-5. Este ano ele completa 40. Cabe as seguintes perguntas ao Ministério da Defesa. Até quando comemoraremos o aniversário do 4856 na ativa? Será que seremos obrigados a voar estes fantásticos caças até o seu sexagésimo aniversário ou esperamos eles caírem do céu antes? Por que as aeronaves do GTE possuem uma idade média inferior a 10 anos e a nossa primeira linha de caças está com 35 anos? Não seria melhor um balanço na Força?

VEJA TAMBÉM:

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

wpDiscuz