Na foto do alto, C-160 Transall da Força Aérea Francesa em pista de terra em algum lugar na África e, nas de baixo, aproximação e pouso uma pista específica: Birao, no Gabão. A aeronave é do esquadrão 2/64 “Anjou”, normalmente operando da Base Aérea 105 de Evreux mas que,desde junho e até este mês de agosto, está desdobrado em Libreville, no país africano. Entre as missões a partir de pistas rudimentares, está o apoio logístico para milhares de soldados das forças francesas no Gabão (FFG), assim como formação tática.

“O meu destacamento em Libreville, no Gabão, em uma equipe C160 Transall começou em junho de 2012 e continua até agosto. No local, estamos integrados com transporte esquadrão 55 “Ushant” realizar tarefas diárias de logística de transporte variados, bem como treinamentos táticos. Com milhares de soldados, as forças francesas no Gabão (FFG) é um reservatório de forças pré-posicionados em África. As FFG são uma força reserva para operações na África que ficam pré-posicionadas no Gabão, prontas para qualquer desdobramento pelo continente.

A pista mostrada abaixo, de terra, tem 1.800 metros de comprimento e não era usada há dois anos por aviões franceses, quando do pouso mostrado também abaixo. Três semanas antes, um outro C-160 havia feito um reconhecimento a baixa altitude sobre a pista, para verificar se estava em condições de uso.

Entre os desafios de operar na pista, está o forte calor, que diminui a potência dos motores e, consequentemente, a relação capacidade de carga / combustível para missões continuadas em bases que ficam a mais de duas horas de voo.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa

wpDiscuz