Boeing busca parcerias durante encontro em São José dos Campos

4

Empresa quer apoio para o F-18, caça que disputa concorrência da FAB Empresários da região esperam que contato gere outras oportunidades

Um encontro no Parque Tecnológico em São José dos Campos, no interior de São Paulo, reuniu 150 empresários do setor de aeronáutica da região e a Boeing, uma das principais fabricantes de aviões do mundo. Além de representantes da fabricante de aeronaves, também estavam presentes 12 executivos de empresas americanas fornecedoras da empresa.

A diretora de estratégias e parcerias internacionais da empresa, Susan Colegrove, disse que o principal objetivo é montar um time de parceiros para o F-18, avião americano que participa da concorrência para a compra de 36 caças pela Força Aérea Brasileira (FAB). Mas, ela disse também que os brasileiros podem participar de outros projetos, inclusive na aviação comercial.

Para a Boeing, a reunião serviu ainda para fazer um contato e uma avaliação do potencial da indústria aeronáutica da região. Os empresários que foram ao evento preencheram um formulário, que é o primeiro passo para um contrato com a fabricante americana.

O proprietário de uma usinagem em Jambeiro, o empresário Mauro Ferreira, disse que a compra de caças vai beneficiar a indústria local. “Primeiro, nós temos o know-how de fornecer peças aeronáuticas, a maioria das pessoas da região trabalham para a Embraer. Então, alguém que já tenha esse conhecimento”, disse.

Mas, a expectativa dos empresários é que realmente venham outras oportunidades. “No nosso caso, por exemplo, a gente faz engenharia e desenvolvimento de produtos. Existem outras empresas que fazem fabricação, usinagem, tratamentos superficiais, e todas essas são competências que com certeza podem ser aproveitadas no programa FX-2 e outros programas por parte da Boeing”, disse um dos presentes ao encontro, Graciliano Campos.

FONTE: G1

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz