‘Pintou’ um problema na entrada de ar de caças F-16 de Israel
–
Parte interna da entrada de ar dos F-16 C/D ‘Barak’ está soltando tinta, o que levou a manter no solo algumas aeronaves
–
A Força Aérea Israelense (IAF) proibiu o voo de alguns de seus caças Lockheed Martin F-16C/D “Barak” após a descoberta de que a tinta da parte interna da entrada de ar está se soltando, podendo potencialmente ser ingerida pelo motor. O problema foi detectado em aeronaves operadas nas bases de Hazor e Ramat David (a foto acima é de uma versão mais nova, a “Sufa”, apenas para ilustrar).
Segundo matéria da Flight Global publicada na sexta-feira, 27 de julho, o comandante da IAF, major-general Amir Eshel, ordenou essa proibição de voo para evitar qualquer problema no motor devido à possível ingestão de lascas de tinta.
Apenas os F-16 descobertos com esse problema da soltura de tinta foram proibidos de voar. Ainda assim, toda a frota das versões C/D da IAF será inspecionada. Pessoal de manutenção está removendo a camada de tinta velha e repintando a parte interna das tomadas se ar.
Foi informado pela IAF que esse trabalho nas tomadas de ar afetadas será completado “em breve” e que, se necessário, todos os caças da IAF estarão disponíveis para operações. Segundo a Flightglobal, a frota ativa de F-16 em Israel totaliza 325 aeronaves, incluindo 126 das versões C/D equipadas com motores General Electric F110-100. Apesar dos testes para identificação das causas do problema estarem em andamento, inicialmente foi sugerido que as altas temperaturas deste verão em Israel poderiam ser responsáveis.
Enquanto isso, a IAF iniciou uma investigação após um F-16I “Sufa” de ataque e um avião reabastecedor “Re’em” (baseado no Boeing 707) serem danificados durante um treinamento de reabastecimento em voo, realizado no sul de Israel em 27 de julho. Ambas as aeronaves pousaram em segurança após o incidente, no qual a lança (probe) de reabastecimento do avião-tanque foi “desintegrada”, segundo informações.
FONTE: Flight Global (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTOS: Força Aérea Israelense
VEJA TAMBÉM: