Novas instalações para os ‘Sabres’ do Poti
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, inaugurou nesta sexta-feira (27), na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia, a segunda parte das instalações do Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º), que completa, neste mês de julho, 39 anos. Depois da cerimônia militar que marcou o aniversário do Esquadrão, foram entregues seis hangaretes, um hagar central com dois anexos, além do prédio do simulador, pátio e estacionamento. “É mais um passo para o processo de implantação do AH-2 Sabre na Amazônia Ocidental” disse o Comandante do esquadrão Cláudio Wilson Saturnino Alves.
Em 2009, o Esquadrão iniciou o processo de mudança da sede de Recife para Porto Velho e também o treinamento para receber os primeiros helicópteros de ataque da Força Aérea Brasileira. O Sabre é o helicóptero com a maior capacidade de armamento utilizado hoje pela FAB. O modelo inclui um canhão em torreta na proa da aeronave com capacidade de tiro em diferentes direções. Conta ainda com a possibilidade de emprego de foguetes e mísseis.
O 2º/8º GAV tem como foco as missões voltadas para o emprego no combate, além de ser um elo da Defesa Aeroespacial Brasileira. É um meio de pronta-resposta da FAB nas fronteiras amazônicas. Em junho, o Sabre também participou da operação de segurança na Conferência Rio+20.
Presente ao evento, o Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, confirmou que, no primeiro semestre do ano que vem, chegam os três últimos modelos de um total de 12 helicópteros adquiridos, além de um simulador.
As instalações do Esquadrão Poti foram projetadas, licitadas e fiscalizadas pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), organização da FAB responsável por construir e equipar aeródromos, prioritariamente na região amazônica.
A placa de inauguração foi decerrada pelo Comandante da Aeronáutica, acompanhado pelos Comandantes do I COMAR e Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, da Segunda Força Aérea, Brigadeiro do Ar José Alberto de Mattos, da Base Aérea de Porto Velho (BAPV), Coronel-Aviador Augusto Cesar Abreu dos Santos , e do 2°/8° GAV, Tenente-Coronel-Aviador Cláudio Wilson Saturnino Alves.
Homenagem
Na cerimônia militar foram homenageados o piloto mais eficiente do esquadrão, o Capitão-Aviador Andre Luis Vidal Agostini, o Graduado Padrão, Suboficial Luis Antonio Martins, e a Praça Padrão, Soldado de 1ª Classe Rodrigo Rodrigues Cavalcante. Foram entregues ainda os Prêmios de Segurança de Voo ao Tenente-Aviador Carlos Siqueira Besch e o 2° Sargento QSS BMA Laercio Antonio Farias Souza.
Base Aérea de Porto Velho
Na imagem acima (clique para ampliar), extraída do Google Earth, está representada parte da Base Aérea de Porto Velho (BAPV), localizada na cabeceira Norte do aeroporto internacional de Porto Velho. É possível observar as novas instalações do Esquadrão Poti na parte direita da foto. O pavimento novo do pátio se destaca pela sua cor clara. Também é possível distinguir os seis hangaretes refletindo um tom fortemente claro e o hangar central com teto cor verde-piscina. Na parte esquerda da imagem estão as instalações do 2º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação (2º/3ºGAV).
FONTE: 2º/8º GAV/Cecomsaer
NOTA DO EDITOR: observar a variedade de armamentos do Sabre na foto superior. Não há nenhum outro helicóptero no inventário das Forças Armadas brasileiras com capacidade e variedade semelhantes.