Gripen: tchecos decepcionados com o desconto sueco

7

O governo tcheco vai começar a procurar por um novo fornecedor de caças se a Suécia não melhorar a sua oferta para estender um contrato de leasing de jatos de combate Saab Gripen informou o primeiro-ministro tcheco no último dia 25 de julho.

Os tchecos arrendaram 14 caças Gripen e o contrato termina em 2014. O país da Europa Central está sob pressão para encontrar um substituto mais barato ou uma extensão do atual contrato, na medida em que o orçamento da defesa encolhe.

Mas o primeiro-ministro Petr Necas, disse na quarta-feira que os tchecos irão preparar uma concorrência para escolher um fornecedor diferente, a menos que a Suécia melhore a sua oferta em novembro.

“Se essa atitude, para mim surpreendentemente pouco acolhedora, persistir … vamos avançar com um concorrência e ver se os caças Gripen vão ficar ou não”, disse Necas em entrevista coletiva após o gabinete discutir a mais recente proposta sueca.a

O governo não deu detalhes sobre a oferta. Mas o Diário Pravo revelou que a Suécia teria oferecido um pequeno desconto para o preço atual de cerca de 2 bilhões de coroas por ano.

Os tchecos arrendaram os Gripens em 2004 por 10 anos e cerca de 19,6 bilhões de coroas, ou US $ 927,89 milhões sob a taxa de câmbio atual.

O governo pretende estender o contrato por vários anos, enquanto se aguarda uma decisão sobre o futuro no longo prazo da sua força aérea.

FONTE: Aviationweek

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz