Custos do ‘Super JAS’ estão mais altos do que o esperado segundo rádio sueca

13

As Forças Armadas da Suécia terão de cortar bilhões de coroas suecas no próximo ano se quiserem colocar o novo jato “Super JAS” Gripen em produção, de acordo com um relatório da emissora nacional Sveriges Radio (SR).

Em março os militares deram o seu apoio para uma proposta votada anteriormente pelo Riksdag que a Suécia deve desenvolver até 10 caças JAS dos modelos E/F.

Mas de acordo com a SR, as Forças Armadas e o governo receberam em maio uma previsão de custos da Saab Group supostamente muito acima do que era esperado.

Em janeiro, a SR havia informado que o preço esperado no desenvolvimento do novo jato seria de aproximadamente 32-33 bilhões de coroas (US $ 4,7-4,8 bilhões), mas este número tem aumentado significativamente desde o anúncio da emissora.

Isso coloca pressão sobre as Forças Armadas, já bastante pressionadas, que já concluíram que economias devem ser feitas e que decisões políticas sobre o futuro dos cortes nos gastos governamentais devem ser feitos.

Diversas fontes revelaram ao SR que os militares informarão o governo na segunda-feira que bilhões de coroas suecas devem ser cortados a partir do desenvolvimento de outros sistemas de armas previsto para 2013 e 2014 para que o programa do Gripen E/F siga adiante.

Ao mesmo tempo, os militares já fizeram vários alertas de que outros sistemas de armas necessitam de atualização ou modernização urgentemente.

O Tenente-brigadeiro Jan Salestrand das Forças Armadas da Suécia não deu maiores detalhes À SR, mas reconheceu que a situação é complicada.

“Uma atualização é necessária se quisermos ter uma força aérea na década de 2020 e além de 2030 para igualar o desenvolvimento com o resto do mundo. Ao mesmo tempo, do ponto de vista militar, não pode ser feito a qualquer preço “, disse ele à emissora.

FONTE: local.se

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

SAIBA MAIS:

wpDiscuz