Taiwan assinou acordo de modernização de seus F-16 A/B com os EUA
Na segunda-feira, 16 de julho, a Agência Central de Notícias de Taiwan (CNA – Central News Agency) noticiou que, segundo a Força Aérea Taiwanesa, foi asssinada a proposta dos Estados Unidos para modernizar os caças F-16 A/B do país asiático. O tenente-general Wu Wan-chiao disse à CNA, numa entrevista por telefone, que “uma (carta de aceitação) foi assinada. Os Estados Unidos vão agora começar a selecionar o contratante (do programa de modernização).”
A proposta de Washington enviada a Taipei no início de maio contém uma lista de itens que totalizam aproximadamente 3,8 bilhões de dólares. Esse valor está alinhado com o orçamento aprovado pelo Gabinete de Taiwan, segundo autoridades militares. Entre os itens, está a instalação de radares de varredura eletrônica ativa (AESA) o que segundo os militares é uma nova iniciativa. Outros itens são mísseis ar-ar AIM-9X Sidewinder e kits de guiagem de bombas JDAM (Joint Direct Attack Munition)
O oferecimento de um pacote de modernização e treinamento para os caças F-16 A/B, ao invés de novos caças F-16 C/D desejados por Taiwan, foi aprovado em setembro do ano passado pelo Governo do presidente dos EUA, Barack Obama.
FONTE: CNA – Agência Central de Notícias de Taiwan (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTO: TaiwanAirPower
VEJA TAMBÉM:
- AESA para os F-16 de Taiwan: contrato deverá sair em julho
- Casa Branca diz que vai considerar venda de F-16 novos para Taiwan
- Força Aérea da Indonésia interessada em caças F-5 usados de Taiwan
- USAF quer modernizar 350 caças F-16 por 2,8 bilhões de dólares
- Caças F-16 de Taiwan deverão ser modernizados por 5,3 bilhões de dólares
- F-16 para Taiwan: nada de novo ou tudo de novo?
- Pega-pega em Taiwan: F-16 interceptam Su-27 que perseguiam U-2
- Os programas ‘F-X’ na Ásia, no mundo e na revista Forças de Defesa 4