Marinha dos EUA de olho no ‘Super Hornet International Roadmap’
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Mas nenhuma decisão foi tomada, pois a USN está aguardando que um cliente externo se interesse pelas melhorias planejadas para o caça
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Gareth Jennings
O capitão de mar e guerra (USN) Frank ‘Spanky’ Morley, gerente do programa F/A-18E/F e EA-18G (PMA-265), disse que a Marinha está avaliando a viabilidade da introdução de uma série de melhoramentos oferecidos pela Boeing aos seus clientes internacionais, mas nenhuma decisão final foi tomada ainda.
“Estamos apenas discutindo, não há nenhum compromisso assumido pela USN ainda”, informou o comandante, acrescentando que a Marinha aguardaria a decisão de um cliente externo da Boeing que decidisse pelas melhorias propostas, antes de seguir os mesmos passos.
As melhorias citadas pelo comandante Morley foram primeiramente apresentadas pela Boeing na última Farnborough, em 2010. Representantes da companhia apresentaram uma série de melhorias para elevar o potencial do F/A-18E/F a clientes internacionais, que ficou conhecida como “Super Hornet International Roadmap”.
Estas melhorias incluem a adoção de tanques conformais, IRST (infrared search-and-track) integrado à célula, casulo central par armas, aviônicos avançados, laser warning system e a nova versão do motor Electric F-414-400, conhecida como EPE (enhanced-performance engine).
A marinha já opera um sistema IRST, mas este é adaptado ao tanque ventral, e embora a nova versão EPE do motor ofereça 20% a mais de potência, ela é oferecida à USN com mais eficiente no consumo de combustível.
No cockpit, uma única tela de 11×19-pol (28×48 cm), tanto para o piloto como ocupante do posto traseiro, deve “aumentar significativamente a capacidade situacional e ao mesmo tempo reduzir os custos de operação” . Sistemas como este definitivamente melhoram a capacidade da aeronave, mas seus benefícios devem ser pesados frente aos custos de modernização de toda a frota.
O casulo de armas elevaria o número de estações de armas de 11 para 17 e melhoraria as características furtivas da aeronave, mas o aumento da eficiência com redução do arrasto seria o ponto central desta mudança para a USN. O mesmo pode ser dito para os tanques conformais que melhorariam as características de sustentação da aeronave.
A Boeing espera ter estes melhoramentos prontos para serem empregados por volta de 2016-17.
Abaixo, vídeo de apresentação dos itens do “International Roadmap” apresentados na Aero India 2011. Reparar no nome do piloto que apresenta o vídeo e no número que aparece na cauda da aeronave. Qualquer semelhança com outro Super Hornet que já apareceu por aqui não é mera coincidência, como pode ser explicado nas três primeiras matérias da lista de links logo abaixo.
FONTE: Jane’s (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTO: Boeing Japão
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