Torre de controle de Farnborough queria impedir a decolagem do Yak-130 com tomadas de ar fechadas, uma característica do jato

 

Um jato de treinamento russo Yak-130 quase não conseguiu decolar para a sua apresentação na feira de Farnborough, realizada entre os dias 9 e 15 de julho deste ano, devido a uma atrapalhada das autoridades de tráfego aéreo. A informação é de Konstantin Popovich, vice-presidente da Yakovlev.

Durante uma demonstração da aeronave para a imprensa, que estava presente no local, ele disse que uma das características inovadoras do jato causou muito mais do que uma confusão.

“Nós não tivemos problemas no primeiro dia do evento. Foi nos dito que não poderíamos decolar porque as tomadas de ar estavam fechadas,” disse Popovich, que também é encarregado do centro de engenharia da Yakovlev.

Autoridades da Irkut tiveram que explicar que o Yak-130 é equipado com um sistema de controle fly-by-wire nas tomadas de ar do motor, que previnem a ingestão de objetos estranhos que possam causar danos ao motor quando o jato é operado em pistas não preparadas e de grama.

Admitindo ser uma característica peculiar do jato, Popovich disse que a companhia ficou surpresa pela reação. “A torre continuava perguntando se nós tínhamos certeza de que o jato conseguiria decolar daquele jeito,” acrescentou.

FONTE/FOTO: Flightglobal

wpDiscuz