Queda do Super Tucano na Colômbia: comandante acha abate improvável
–
Caça colombiano desaparece em ação contra as Farc – comandante da Força Aérea Colombiana acha improvável que a guerrilha tenha derrubado o avião
–
Segundo a Força Aérea, “um dos aviões da instituição, enquanto participava de operações militares… desapareceu” na quarta-feira. O jato (sic) sobrevoava a região de Cauca, sudoeste colombiano, quando sumiu dos radares. A aérea é conhecida como um grande corredor de drogas. Nos últimos dias, o governo vêm tentando repelir as Farc da região, causando intensos combates.
O comandante da Força Aérea colombiana, general Tito Pinilla, afirmou nesta quinta-feira, 12, que o caça desaparecido é um Super Tucano A-29, fabricado pela companhia brasileira Embraer. O general considera improvável que a guerrilha tenha derrubado o avião, dizendo que tais afirmações são “pura especulação”. Em rezão (sic) da velocidade e da altitude do avião no momento, “é altamente improvável que tenha sido atingido pelas Farc”, afirmou Pinilla. Ele também informou que os insurgentes não têm acesso a mísseis terra-ar.
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, visitou a região de Cauca na quarta-feira. Na cidade de Toribio, Santos ouviu vaias e insultos de tribos indígenas que foram pegas no fogo cruzado. “Nós também estamos cansados da guerra, mas não podemos desmilitarizar um centímetro sequer do território nacional”, afirmou o presidente.
FONTE: Estadão
FOTO: Força Aérea Colombiana
NOTA DO EDITOR: clique aqui para acessar comunicado oficial, em espanhol, no site da Força Aérea Colombiana