Executivo da Boeing diz que Embraer KC-390 poderia ser adquirido pela USAF
Chadwick disse: “Ele (KC-390) vai vender para os Estados Unidos? Eu acho que nos próximos 12 meses haveá adicionais cortes em custos (da Defesa dos EUA) além do confisco, e desse jeito, não dá pra saber. Toda força aérea precisa de transporte aéreo, e não há muitas opções por aí. O KC-390 é praticamente um produto COTS (commercial off-the-shelf – de prateleira). Eu acho que há uma boa possibilidade de que o KC-390 seja analisado (pela USAF).”
O site da Jane’s comentou a declaração a respeito de possibilidades do KC-390 na USAF, mostrando que é algo intrigante. Isso porque a USAF já opera três principais tipos de aeronaves de transporte de asa fixa, o C-17 Globemaster III da própria Boeing, além do C-5 Galaxy e do C-130 Hercules, ambos da Lockheed Martin. A frota de Hercules atualmente está sendo renovada com o C-130J, as entregas de C-17 estão em andamento e a frota de C-5 passa por um programa de modernização.
Assim, é difícil ver, no curto prazo, uma brecha que o KC-390 possa aproveitar. Ainda mais com o recente cancelamento do programa “Joint Cargo Aircraft” do C-27J Spartan, sob o argumento de ajustar a quantidade de modelos de transporte em uso e seus custos associados.
Mas, no médio e longo prazos, especula-se que a USAF faça um requerimento de um sucessor para o C-130, já que os equipamentos militares atuais ultrapassam o espaço disponível na velha plataforma (costuma-se dizer que o compartimento de carga do Hercules enche antes, em volume, que sua capacidade em peso seja atingida). Esse requerimento foi identificado como oportunidade pela própria Lockheed Martin, com uma versão ampliada do Hercules, o C-130XL, pela Airbus Military com seu A400M e, agora, pela Boeing e Embraer com o KC-390.
FONTE: Jane’s
IMAGENS: Embraer
VEJA TAMBÉM:
- Boeing e Embraer assinam acordo de cooperação para o programa KC-390
- Embraer espera elevar venda de cargueiro com parceria
- Parceria Embraer-Boeing no KC-390 é tema de nota no site da FAB
- Projeto do avião KC-390 realiza ensaios em túnel de vento na Holanda
- Parceria Embraer-Boeing pode ser estratégia de aproximação na concorrência FX-2
- Opinião: o acordo Embraer-Boeing