Executivo da Boeing diz que Embraer KC-390 poderia ser adquirido pela USAF

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Em Farnborough, o presidente da Boeing Military Aircraft (BMA), Chris Chadwick, disse que o avião de transporte Embraer KC-390 poderia, potencialmente, ser vendido à Força Aérea dos EUA (USAF) na medida em que cortes orçamentários afetam alguns dos outros aviões de transporte de asa fixa da força. A declaração foi dada em 10 de julho. Segundo o executivo, a aeronave seria uma boa pedida para a USAF já que ela busca ajustar alguns de seus custos operacionai.

Chadwick disse: “Ele (KC-390) vai vender para os Estados Unidos? Eu acho que nos próximos 12 meses haveá adicionais cortes em custos (da Defesa dos EUA) além do confisco, e desse jeito, não dá pra saber. Toda força aérea precisa de transporte aéreo, e não há muitas opções por aí. O KC-390 é praticamente um produto COTS (commercial off-the-shelf – de prateleira). Eu acho que há uma boa possibilidade de que o KC-390 seja analisado (pela USAF).”

Além disso, o executivo disse que o anúncio de parceria da Boeing com a Embraer vai além de seus esforços para vender o F/A-18E/F Super Hornet para a Força Aérea Brasileira: “Não é mais um assunto apenas de vendas, você precisa ter relações de negócio de longo prazo numa base global. A Boeing está de olho em qualquer boa oportunidade que dure mais do que apenas uma venda.” Já sobre o KC-390, Chadwick disse que a Boeing vai colocar na mesa seu “entendimento de classe mundial sobre transporte e logística” e que o acordo com a Embraer é uma “situação em que ambos os lados ganham” (win-win situation”).

O site da Jane’s comentou a declaração a respeito de possibilidades do KC-390 na USAF, mostrando que é algo intrigante. Isso porque a USAF já opera três principais tipos de aeronaves de transporte de asa fixa, o C-17 Globemaster III da própria Boeing, além do C-5 Galaxy e do C-130 Hercules, ambos da Lockheed Martin. A frota de Hercules atualmente está sendo renovada com o C-130J, as entregas de C-17 estão em andamento e a frota de C-5 passa por um programa de modernização.

Assim, é difícil ver, no curto prazo, uma brecha que o KC-390 possa aproveitar. Ainda mais com o recente cancelamento do programa “Joint Cargo Aircraft” do C-27J Spartan, sob o argumento de ajustar a quantidade de modelos de transporte em uso e seus custos associados.

Mas, no médio e longo prazos, especula-se que a USAF faça um requerimento de um sucessor para o C-130, já que os equipamentos militares atuais ultrapassam o espaço disponível na velha plataforma (costuma-se dizer que o compartimento de carga do Hercules enche antes, em volume,  que sua capacidade em peso seja atingida). Esse requerimento foi identificado como oportunidade pela própria Lockheed Martin, com uma versão ampliada do Hercules, o C-130XL, pela Airbus Military com seu A400M e, agora, pela Boeing e Embraer com o KC-390.

FONTE: Jane’s

IMAGENS: Embraer

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