Gripen Demo com radar AESA na Farnborough 2012
A disponibilidade do novo radar será um fator fundamental na conclusão das negociações da venda de 22 aeronaves Gripen E/F para a Suíça, com os pilotos do país avaliando a tecnologia em ensaios em voo no final de agosto ou início de setembro. A antena pode ser reposicionada para +/- 100˚ para aumentar a cobertura de varredura.
A Saab está agora em “reais” negociações com o governo suíço para chegar a um acordo sobre um valor final do contrato e cronograma de entrega, diz Richard Smith, diretor de marketing da empresa para a Europa. Um acordo básico pode ser assinado no “fim do verão”, diz ele.
Os governos da Suécia e da Suíça assinaram recentemente uma carta de intenções para cooperar no desenvolvimento do Gripen E/F tendo como propósito a compra do modelo pelo último.
O Gripen E/F também é oferecido ao Brasil, disputando com o F/A-18E/F Super Hornet da Boeing e o Dassault Rafale. Smith disse que a Saab também está de olho em oportunidades que possam surgir na Dinamarca e nos Países Baixos: ambos são parceiros do programa F-35. “A decisão suíça criou uma boa plataforma” para futuras vendas da nova versão, ele observa.
FONTE / FOTOS: Flightglobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo