F-22: mais um caso de falta de oxigênio

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O capitão Jeff Haney estava a 51.000 pés sobre o Alasca em novembro de 2010 quando o sistema de oxigênio do seu caça F-22 foi desligado. Seu avião abriu uma cratera no gelo e ficou 40 pés abaixo da superfície até ser recuperado na primavera.

A morte do capitão Haney agitou a comunidade de pilotos de F-22, assim como uma série de episódios que ocorreram nos 18 meses seguintes quando um número alarmante deles teve a desagradável experiência de sobre sintomas de epóxia, ou falta de oxigênio. A USAF acabou segurando as aeronaves no chãO por um certo período até que tudo fosse esclarecido.

No mês passado parecia que o problema havia sito encontrado. Investigadores descobriram que o colete do traje anti-g não funcionava corretamente, restringindo a respiração dos pilotos e que a mangueira estava vazando e não fornecendo ar na quantidade desejada.

Mas na semana passada aconteceu novamente. Bem aos olhos de um repórter e um fotógrafo, um piloto teve que acionar sua reserva de oxigênio após pousar na pista da Base Aérea de Langley assim que detectou a insuficiência respiratória. A Força Aérea continua investigando, mas até agora disse pouco.

Após uma reportagem feita pelo programa da TV norte-americana “60 minutes”, o secretário de defesa dos EUA, Leon E. Panetta, ordenou que todos os F-22 deveriam voar a menos de 30 minutos de uma base aérea e possuir um sistema reserva de oxigênio o mias breve possível.

A USAF passou a investigar mais a quantidade de oxigênio gerada pelo avião do que a qualidade dele. O brigadeiro Charles Lyon, líder da equipe que investiga o problema com o caça, havia dito quatro dias antes do recente episódio de Lnagley que os pilotos foram orientados anão vestirem o colete do traje anti-g.

O tenente coronel Tadd Sholtis, um porta-voz da USAF, informou que era muito cedo ainda para afirmar que outros fatores podem ter contribuído para o caso, embora até o momento parece ter ocorrido um problema mecânico com o sistema de suporte à vida.

FONTE: The New York Times

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

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