Gabinete Israelense aprova compra do treinador M-346 Master

13

Segundo nota divulgada pela Força Aérea Israelence (IAF) na segunda-feira, 2 de julho, o Gabinete do Ministro Israelense confirmou que o novo avião de instrução da IAF em 2015 será o jato italiano M-346, que deverá substituir o Skyhawk.

Segundo o coronel  K, chefe do Departamento de Instrução da IAF, “o avião italiano é uma combinação, é um cruzamento de raças do F-15, F-16 e o Eurofighter. Em contraste com o candidato sul-coreano monomotor, o avião italiano tem dois motores, o que agrega uma vantagem de segurança significativa. No longo prazo, ele nos ajudará com o F-35 e nos preparará para o futuro.”

Apesar do Skyhawk ter servido lealmente aos cadetes da IAF, a sua vida operacional já chega ao fim após 40 anos. Além disso, ele está ultrapassado em comparação com as aeronaves operacionais da IAF para as quais se destinam os pilotos graduados no curso de pilotagem. A nova aeronave deverá reduzir várias lacunas entre os estágios de treinamento.

Segundo o tenente-coronel Avshalom, chefe de aeronaves do quartel-general da IAF, “o envolvimento com a aeronave é muito mais fácil. Os aviônicos avançados tiram a pressão sobre nossos instrutores e lhes dão tempo para prestar mais atenção em seus cadetes. A carga de trabalho da aeronave é muito similar à de um caça avançado: mapas, radares e uma sensação muito mais próxima da realidade que os cadetes vão enfrentar em seus voos operacionais.”

Em comparação com o Skyhawk que, foi construído como um avião de combate e não de instrução, o M-346 foi concebido para ajudar os pilotos desde o início de seu projeto. Ainda segundo Avshalom, “como um instrutor, é difícil você entender o que vai na cabeça de seu aluno, o que ele vê e o que ele não vê, por onde sua mente está divagando e qual informação ele perdeu, para dar a ele uma resposta correta e não outra. Por outro lado, nessas aeronaves você pode observar claramente os estudantes, o que eles estão olhando, o que os preocupa e quais serão suas próximas ações.”

FONTE: Força Aéra Israelense (IAF)

FOTOS: Alenia Aermacchi

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz