AESA para os F-16 de Taiwan: contrato deverá sair em julho
Segundo o site financeiro Wall-Street.com, em julho os EUA deverão assinar um contrato militar com Taiwan, no valor estimado de 600 milhões de dólares, para a aquisição de radares AESA (varredura eletrônica ativa) para seus caças F-16. O contrato faz parte de um acordo de 5,8 bilhões de dólares assinado entre os dois países em setembro do ano passado, em que os EUA se comprometeram com a renovação dos F-16A/B taiwaneses.
O Governo de Taiwan afirmou, na segunda-feira passada, que recebeu uma carta de resposta do Governo dos EUA, acrescentando que o Ministro da Defesa de Taiwan está no momento realizando análises para determinar se os equipamentos militares listados, assim como seus preços, estão de acordo com os requerimentos do país. Espera-se que o contrato seja finalizado até 26 de julho.
FONTE: Wall-Street.com
NOTA DO EDITOR: como não foi divulgado qual será o fornecedor do radar, ilustramos esta matéria com os modelos AESA da Northrop Grumman e da Raytheon, cotados para equipar os F-16 taiwaneses. Recentemente, foi divulgado que os EUA estavam considerando a venda de caças F-16 novos para Taiwan – nesse caso, a provável beneficiária de um contrato seria a Northrop Grumman, fabricante do APG-80 que equipa os F-16 Block 60 dos Emirados Árabes Unidos, adquiridos novos de fábrica.
VEJA TAMBÉM:
- Os programas ‘F-X’ na Ásia, no mundo e na revista Forças de Defesa 4
- Casa Branca diz que vai considerar venda de F-16 novos para Taiwan
- Caças F-16 de Taiwan deverão ser modernizados por 5,3 bilhões de dólares
- F-16 para Taiwan: nada de novo ou tudo de novo?
- “V” de Viper!
- Raytheon discute venda de radar AESA com dois países operadores de F-16
- F-16 com radar AESA da NCG cumpre voos de demonstração
- Força Aérea da Indonésia interessada em caças F-5 usados de Taiwan
- Queda de F-5 em Taiwan reabre discussão sobre compra de novos caças