OTAN condena ato inaceitável da Síria e respalda Turquia após ataque a avião
–
Primeiro-ministro turco admitiu que caça violou o espaço aéreo sírio, mas condenou medida extrema
–
— Consideramos este ato inaceitável e o condenamos nos termos mais enérgicos. Os Aliados expressaram seu forte apoio e solidariedade à Turquia — declarou Rasmussen, antes de afirmar que a Otan continua envolvida na questão.
Em Ancara, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, denunciou um “ato hostil” da Síria e um “ataque covarde” do regime de Bashar al-Assad, depois que um caça turco foi derrubado na sexta-feira pelo país vizinho.
— Não houve a mínima advertência, nem a mínima nota por parte da Síria. Atuaram sem fazer nada disto e depois afirmam, sem vergonha alguma, que são nossos amigos. É um ato hostil — disse o premier em um discurso no Parlamento.
Erdogan admitiu que o caça do país violou “momentaneamente” e “por engano” o espaço aéreo sírio, mas advertiu que a Turquia responderá com determinação a qualquer violação de sua fronteira por parte da Síria.
— As regras de compromisso do Exército turco mudaram a partir de agora. Qualquer elemento militar procedente da Síria que represente um risco e um perigo de segurança contra a fronteira turca será considerado um objetivo militar — advertiu.
FONTE: Zero Hora, com informações da AFP
FOTO: OTAN
Colaborou: Tiago Bap
NOTA DO EDITOR: segue abaixo nossa tradução da nota escrita (clique no link para acessar texto em inglês, assim como o áudio e a transcrição da coletiva de imprensa) divulgada pela OTAN hoje:
“O Conselho do Atlântico Norte se reuiniu a pedido da Turquia para realizar consultas no contexto do Artigo 4 do Tratado de Washington, que afirma que ‘as partes devem consultar todas as vezes em que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, independência política ou a segurança de qualquer uma das partes está ameaçada’. O Conselho do Atlântico Norte discutiu a derrubada de uma aeronave turca pela Síria. Nós consideramos esse ato inaceitável e o condenamos nos mais fortes termos.
Este é mais um exemplo do desprezo das autoridades sírias pelas normas internacionais, paz e segurança, e vida humana. Nossas preocupações nesse momento difícil são com o desaparecimento da tripulação turca, pelas suas famílias e entes queridos. Continuamos a seguir a situação de maneira próxima e com grande preocupação, e continuaremos a nos ocupar dos desenvolvimentos na fronteira sudeste da OTAN.
A segurança da Aliança é indivisível. Nós estamos ao lado da Turquia no espírito da forte solidariedade.”