F-15 Silent Eagle: completados os testes de túnel de vento das baias conformais

8

A Boeing divulgou nota nesta segunda-feira, 25 de junho, informando que foi atingido mais um marco nos testes para validar as baias conformais de armamento (CWB – Conformal Weapons Bay) do programa do F-15 “Silent Eagle”. Segundo a empresa, foram completados recentemente os testes de túnel de vento das CWB, validando o projeto aerodinâmico das mesmas. A Boeing também afirmou que o desenvolvimento do caça prossegue no cronograma.

Roger Besancenez, vice-presidente do programa F-15 na Boeing, afirmou que estão sendo testados agora “equipamentos (hardware) representativos de produção na medida em que continuamos a validar nosso projeto acessível e de baixo risco”. A Boeing tem como parceira, no projeto, desenvolvimento e produção da CWB, a empresa sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI). Vale lembrar que o F-15 “Silent Eagle” é a oferta da Boeing para a competição F-X da Coreia do Sul, que visa adquirir um novo caça multifunção.

Ainda segundo a empresa, os testes de túnel de vento com um modelo em escala avaliaram os melhoramentos realizados no projeto inicial da CWB, confirmando as análises já realizadas. Novos testes, a serem realizados ainda neste ano, terão como foco os efeitos aerodinâmicos de cargas múltiplas de armas, assim como a abertura e o fechamento das portas superiores e inferiores das CWB.

Também já foi completada, segundo a empresa, a fase final de testes de redução de assinatura radar (Radar Cross Section – RCS) para validar a configuração de produção da aeronave. As CWB podem ser reconfiguradas como tanques conformais de combustível (Conformal Fuel Tanks – CFTs) para otimizar o caça para alcances e carga de armas maiores, tornando-o uma plataforma flexível com alcance, velocidade, carga e persistência sem rival, segundo a Boeing. Também fazem parte do “Silent Eagle” uma suíte de aviônicos aprimorada, radar AESA (varredura eletrônica ativa) e suíte de guerra eletrônica digital.

FONTE / FOTOS: Boeing

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz