Começam os disparos de avaliação do míssil de ataque nuclear do Rafale
–
Na última terça-feira, 19 de junho, foi feito o primeiro disparo de avaliação do sistema composto pelo reabastecedor C-135, o Rafale e o míssil ASMPA, de ataque nuclear, representando uma missão real
–
Segundo nota divulgada pela Força Aérea Francesa (Armée de l’air), foi realizado o primeiro disparo de avaliação do sistema que emprega o míssil ASMPA (míssil ar-solo de médio alcance melhorado), por um caça Rafale. O míssil, que é um dos componentes da dissuasão nuclear francesa, não estava com sua carga nuclear.
A missão compreendeu cinco horas de voo, com reabastecimento em voo com um reabastecedor C135 do esquadrão 2/91 “Bretagne”, que faz parte do sistema oferecendo o indispensável alcance estratégico, além de voo a alta altitude, penetração a baixa altitude e seguimento do terreno. A tripulação do esquadrão 1/91 “Gascogne”, cuja principal missão com o Rafale é o ataque nuclear, decolou da Base Aérea 113 de Saint-Dizier.
A operação envolveu também o centro de “ensaios de mísseis” da DGA (Direção geral de armamento) de Biscarrosse, pessoal do fabricante do míssil, a MBDA, comissários da energia atômica e de energias alternativas, além da Marinha Francesa (Marine Nationale), realizando vigilância sobre a zona marítima envolvida na missão. Segundo a nota da Força Aérea Francesa, o desempenho do sistema de armas foi comprovado com sucesso.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)
VEJA TAMBÉM:
- Dupla Mirage 2000N – ASMPA realiza primeiro disparo de avaliação
- Cerimônia marca início da operação do ASMP-A no Rafale
- ‘Northern Mistral’: caças Rafale exercitam ataques de longa distância com a RAF
- Rafale comprova capacidade ‘omnirole’
- Segundo esquadrão de Rafale em St-Dizier
- Rafale F3: nos próximos dois anos, com ASMP-A, AM39 e Damoclés
- Como anda o desenvolvimento do radar RBE2 AESA do Rafale
- Exocet prestes a ser declarado totalmente operacional no Rafale
- Rafale: testes de voo e integração do Meteor em andamento