FAAM – Future Air-to-Air Missile da Rafael

16

Partindo do princípio que o mercado de mísseis superfície-ar é maior que o de mísseis ar-ar, a Rafael pretende desenvolver uma versão ar-ar do seu míssil Stunner (último a direita na foto acima) no programa FAAM – Future Air-to-Air Missile. Geralmente as empresas adaptam mísseis ar-ar para atuar também como mísseis antiaéreos.

O Stunner é um míssil com sensor duplo com radar de microonda AESA e infravermelho. Não tem cabeça de guerra nem espoleta, confiando na capacidade de atingir o alvo e danificar com energia cinética. O Stunner usa um motor multi-estágio, com o último estágio sendo usado para dar energia na fase final e manter a super-agilidade. A velocidade é tida como acima de Mach 5. O alcance é maior que o do míssil AMRAAM e se aproxima do alcance do míssil Meteor, sendo menor que o AMRAAM (sem o booster). A versão ar-ar poderá ser disparada ejetada ou em trilho. Os anéis de fixação serão alijados após o disparo para diminuir o arrasto.

O Stunner foi desenvolvido como míssil anti-míssil tendo capacidade entre o Arrow e o Iron Dome. Atuando com o míssil Arrow pode evitar o disparo de dois mísseis com o modo “shoot-look-shoot”, com o Stunner sendo disparado caso o Arrow não atingir o alvo. Israel estuda substituir seus mísseis Hawk com o Stunner, parte do sistema David Sling.

wpDiscuz