Fumaça 60 anos: falando em helicópteros, o show do Black Hawk

2

Nas comemorações de 60 anos da “Esquadrilha da Fumaça”, realizadas em 12 e 13 de maio na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga, também marcou presença um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB.

A aeronave realizou duas exibições. Uma foi no início da tarde de sábado, dia 12, pouco depois da apresentação do CF-18 Hornet canadense, quando a chuva já tinha dado uma trégua. E outra no domingo, dia 13, quando não chovia mas o teto ainda estava baixo para apresentações de aeronaves (até aeromodelos estavam “furando as nuvens” naquela manhã).

Como suas exibições em voo não dependiam de teto mais elevado, o H-60 abriu as apresentações daquela manhã, seguido pelos helicópteros da AvEx (veja “post” acima com link para matéria publicada no blog das Forças Terrestres).

 

 

Nas duas exibições do H-60, destacaram-se as manobras de “flare” (quando se voa a baixa altura e se aponta o nariz para o alto, de modo a perder velocidade e fazer um pouso rápido, reduzindo a exposição a um eventual inimigo) e de técnicas de infiltração / exfiltração de tropas.

 

 

O helicóptero faz parte da dotação do 5º/8º GAV, o “Esquadrão Pantera”, baseado em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A aeronave também ficou em exposição estática e foi aberta ao público, que formou uma grande fila para conhecê-la por dentro. O esquadrão recebeu seus primeiros H-60 Black Hawk em fevereiro do ano passado, iniciando a substituição dos veteranos H-1H que equiparam a unidade por mais de 40 anos.

A entrega mais recente de H-60  para o 5º/8º GAV deu-se no mês passado, quanto três aeronaves do tipo chegaram ao Brasil, uma para o “Esquadrão Pantera” e duas outras para o 7º/8º GAV, baseado em Manaus.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz