Primeiro Gripen E/F de testes já está montado e voará no meio do ano*
São duas aeronaves novas de fábrica*, no padrão Gripen E/F, que farão o programa de testes da nova versão do caça sueco – a primeira já está montada e voará nos próximos meses, e a segunda no ano que vem – veja mais detalhes que a Saab revelou ao Poder Aéreo sobre o programa
Segundo Wilkinson, o trabalho principal do avião Demonstrador do Gripen NG, que era demonstrar a viabilidade e os riscos envolvidos no projeto, já está terminado. Agora, chegou a vez de aeronaves novas de fábrica tomarem o seu lugar e realizarem toda a campanha de testes da nova versão do caça, denominada E/F (E para a variante monoposta, F para a biposta). Perguntado especificamente se essas aeronaves eram, como o Demonstrador, modelos modificados a partir de jatos já construídos, ele foi enfático, dizendo que são aeronaves novas de fábrica, e suas denominações seguem a ordem dos protótipos do Gripen. O primeiro dos dois planejados já está montado, e recebeu a denominação 39-7. O segundo ainda está na fase de montagem, e seu número é 39-8*.
O 39-7 já traz as novas asas, estrutura da fuselagem e diversos outros novos itens do programa, produzidos pela Saab e pelos diversos parceiros de risco do Gripen NG. A previsão, segundo Wilkinson, é que o primeiro voo seja feito “neste verão”, referindo-se ao hemisfério Norte – ou seja, deverá voar nos próximos meses para iniciar todo o programa de testes da versão E/F. Já o 39-8 se juntará ao programa de provas de voo no ano que vem*.
Entre os itens que estão sendo integrados ao 39-7 está a última versão do radar AESA (varredura eletrônica ativa) Raven ES-05, cuja diferença mais visível em relação ao modelo anterior Raven 1000P que equipou o Gripen NG Demo é o menor espaço ocupado pelo seu conjunto de componentes. Já não é mais uma versão demonstradora instalada num jato demonstrador de conceito, e sim o protótipo do novo radar, desenvolvido pela Selex Galileo e que deverá voar nos próximos meses no 39-7.
Com o trabalho do Gripen NG Demo concluído com sucesso, este passará a servir principalmente para voos de exibição e avaliação por clientes atuais e potenciais, e os jatos 39-7 e 39-8 assumirão o extenso programa de testes do Gripen E/F. Pode-se compreender melhor o andamento do programa e as diferenças entre as atribuições do Demonstrador e das novas aeronaves de teste (que podem receber a denominação oficial de protótipo conforme suas numerações ou mesmo pré-série) revendo as declarações de outro diretor da Saab envolvido na campanha do Gripen no Brasil, Bengt Janér (que também estava presente no evento de 1 ano do CISB, do qual também foi o primeiro diretor). Uma entrevista de Janér a esse respeito, publicada aqui em 2010, está no primeiro link da lista ao final desta matéria.
Comprometimento do Governo Sueco com a nova versão e a “guerra” na Suíça após a escolha do Gripen
Segundo Wilkinson, o Governo Sueco realmente se comprometeu firmemente com a encomenda de 10 aeronaves novas de fábrica do Gripen E/F, o que já era uma condição ligada à aquisição, por parte de um cliente de exportação, da nova versão do Gripen. Com a escolha do caça pela Suíça, essas 10 aeronaves deverão ser encomendadas juntamente com a assinatura do contrato pelo Governo Suíço para as suas 22 aeronaves. Já sobre encomendas adicionais pela Suécia, conforme o planejamento exposto pelo Comandante Supremo das Forças Armadas Suecas de se adquirir entre 60 e 80 caças Gripen E/F, trata-se de um assunto a ser decidido pelo Parlamento Sueco nos próximos meses, principalmente no que se refere à quantidade. As negociações da Saab, que estão envolvendo tanto o Governo Sueco quanto o Suíço, e que também levam em conta as decisões dos parlamentos de ambos os países, têm como meta a assinatura conjunta das encomendas suecas e suíças até o final deste ano.
Ainda segundo Andrew Wilkinson, o mais provável é que a Suécia faça uma encomenda maior que as 10 aeronaves novas de fábrica com as quais se comprometeu. Isso garantiria uma escala mais significativa para o Gripen E/F nestas duas primeiras encomendas (a sueca e a suíça), que somadas podem até ultrapassar 100 aviões. Ele acredita que os futuros 60 a 80 caças E/F suecos serão todos novos de fábrica, e não versões C/D que precisariam de extensas modificações para chegarem ao mesmo padrão – o mais provável é que, tanto para exemplares suecos das versões C/D quanto similares dos clientes externos que já os operam, vários dos novos sistemas da versão E/F sejam disponibilizados em modernizações, principalmente os sistemas de radar e de aviônicos. Trata-se do sistema habitual de modernizações graduais disponibilizadas aos clientes do Gripen.
Perguntado sobre como estão as pressões na Suíça após a escolha do Gripen, ele admitiu que o “jogo” naquele país vem sendo bastante duro, e que seus colegas que fazem o mesmo trabalho que ele, por lá, enfrentam uma guerra de informações praticamente diária. Questionado se gostaria de estar “na pele deles”, respondeu com uma expressão facial e gestos que demonstraram satisfação em estar na campanha brasileira do caça. Entrando mais na polêmica suíça, citei a Wilkinson algumas das diversas críticas que saem na mídia do país, e especialmente a reportagens recentes dizendo que a maior parte das 98 modificações do Gripen C/D para o Gripen E/F ainda não haviam sido atendidas. Ele repondeu que isso era uma “completa mentira”, e que a delegação suíça que visitou a Suécia e voou o Demonstrador recentemente teve a oportunidade de conferir o atual estágio do desenvolvimento da nova versão, onde o nível de risco está totalmente sob controle.
Wilkinson afirmou que apenas uma das 98 modificações que compõem o programa (e que não são “exigências suíças” como a mídia local afirmou, e sim a própria lista de 98 desenvolvimentos relacionados ao programa NG) ainda não foi cumprida ou demonstrada, embora não soubesse precisar que sistema específico – e mesmo esta não foge dos planos estabelecidos para o desenvolvimento da nova versão . A nova aeronave, que vai voar nos próximos meses, deverá mostrar claramente o estágio atual do programa e do seu nível controlado de riscos, segundo Wilkinson.
ERRATA DE 25 DE MAIO DE 2012 – A MATÉRIA ACIMA TRAZ INFORMAÇÕES QUE FORAM CORRIGIDAS PELA SAAB E SUA ASSESSORIA, EM NOVO CONTATO COM O PODER AÉREO, REFERENTES ÀS AERONAVES DENOMINADAS 39-7 (NA VERDADE O PRÓPRIO DEMONSTRADOR, AGORA CUMPRINDO A MISSÃO DE CERTIFICAÇÃO) E 39,8 (AINDA SEM DATA PARA FINALIZAÇÃO E PRIMEIRO VOO). SAIBA MAIS CLICANDO AQUI PARA ACESSAR MATÉRIA COM AS CORREÇÕES.
IMAGEM DO ALTO: Saab (versão em maior resolução de ilustração representativa do Gripen E/F para a Suíça, que já publicamos em outra ocasião – clique para ampliar)
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