Fumaça 60 anos: um floco de neve intrigante
Mas havia um floco de neve que intrigou este editor. Localizado na parte interna da deriva esquerda, o floco apresentava alguns aviões que pareciam ser jatos de treinamento CC-114 Tutor. Se assim fosse, seria uma justa homenagem a este avião de desenvolvimento e produção local, que também é utilizado pela equipe de demonstração aérea oficial do Canadá, os “Snowbirds”. Isso faria todo o sentido, pois a aeronave que recebeu a pintura é um Hornet dedicado à demonstração aérea.
Com a ajuda da lente da câmera, os elementos foram trazidos para perto e a foto foi ampliada. Surpreendentemente, não eram jatos de treinamento Tutor, mas sim antigos caças CF100! Este avião, projetado e construído pela Avro Canadá, foi o único caça canadense produzido em larga escala. Quase 700 CF100 voaram entre 1953 e 1981 (isso mesmo! Até o início da década de 1980 ele ainda voava).
A homenagem ao CF100 faz sentido quando relembramos o tema deste ano para a equipe de demonstração do CF-188 Hornet do Canadá: “The True North Strong and Free” (o verdadeiro Norte forte e livre), que vem do Hino Nacional do país e simboliza a presença canadense no Norte e os seus compromissos de defesa do espaço aéreo da região – tarefa que coube ao CF100 no passado.
O CF100 deveria ser substituído pelo CF-105, outro projeto canadense espetacular, mas que não atingiu a fase de produção em massa. As razões para o término deste projeto são bastante controversas. Há informações de que houve pressão, por parte dos Estados Unidos, para uma uniformização dos meios e principalmente dos fornecedores de material de defesa para ambos os países.