F-5 e F-2000 sobrevoam São Paulo – qual o motivo?

10

Não é comum, a não ser em ocasiões especiais (como 7 de setembro ou “Portões Abertos” no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo) que caças da FAB sobrevoem a capital paulista. Mas nesta sexta-feira, 18 de maio, por volta das 11h da manhã, o som forte de uma turbina chamou a atenção.

Numa segunda passagem, pude perceber ao longe a tubeira única e o formato de uma asa em delta, denunciando um Mirage 2000 (F-2000 na FAB) sobrevoando a região central da cidade. Pouco depois, passou um inconfundível F-5, que pude fotografar muito à distância, antes que o caça fizesse uma curva em direção à Zona Norte e sumisse de vista. O que estariam fazendo? Saudando os paulistanos antes ou depois de alguma escala na Base Aérea de São Paulo (BASP)?

Lembrando que no domingo passado, o último da festa de 60 anos da “Esquadrilha da Fumaça” na Academia da Força Aérea em Pirassunga (SP), um F-2000 realizou algumas passagens, sem pousar. Já o F-5 que permaneceu exposto nos dois dias decolou juntamente com um A-1. Teriam na ocasião voltado para suas respectivas bases ou pousaram na BASP e só estão voltando agora? Se os leitores souberem as respostas, fiquem à vontade para compartilhar.

wpDiscuz