Gripen NG no F-X2: Saab expande sua cooperação planejada com a AEL

16

Nesta quarta-feira, 9 de maio, a Saab divulgou nota à imprensa dizendo que, em conexão com a sua proposta do Gripen NG para o Brasil, acaba de expandir sua cooperação planejada com a Aeroeletrônica Ltda (AEL) do Brasil. Agora, essa cooperação também inclui desenvolvimento, produção e logística de longo prazo para o pacote de aviônicos do Gripen NG. A Saab e a AEL já tinham assinado em 2009 um memorando de entendimento (MOU – Memorandum of Understanding) identificando árreas potenciais de cooperação relativas ao programa brasileiro F-X2.

Desde o MOU de 2009, a AEL vivenciou um crescimento significativo e evolução de suas capacidades, o que abriu novas oportunidades para cooperação entre as empresas. O memorando existente entre a Saab e a AEL foi então revisado e expandido e identificou projetos relacionando áreas de desenvolvimento, produção e apoio logístico de longo prazo para o pacote de aviônicos do Gripen NG. Vitor Jaime Puglia Neves, vice-presidente da AEL Sistemas S/A, afirmou que o MOU “representa um passo extremamente importante na direção da criação de um pacote completo de aviônicos brasileiros da AEL e respectivos serviços CLS para a aeronave Gripen NG.”

A Saab salientou que sua abordagem de cooperação industrial cobre uma grande variedade de atividades sustentáveis de negócios focadas não apenas no produto. Entre essas atividades, estão investimentos, criação de empregos, transferência de tecnologia, fabricação, apoio técnico, treinamento e cooperação científica, que são benéficas para o Brasil e sua indústria. Dan Jangblad, vice-presidente senior e executivo-chefe de estratégia da Saab,  afirmou: “Estamos convencidos de que nossa oferta é a melhor alternativa para o Brasil. A Saab oferece à indústria brasileira um pacote de cooperação industrial muito competitivo e que excede os requerimentos de 100% do valor do contrato.”

Ainda segundo a Saab, seu comprometimento no F-X2 com o Gripen NG é de mais de 175% de cooperação industrial, incluindo ofertas como uma ampla cooperação industrial, não limitada apenas à indústria de defesa e benefícios industriais de longo prazo relevantes aos requerimentos brasileiros. A nota também destaca que o Gripen permite financiamento, parcerias entre Brasil e Suécia e oportunidades de exportação, grandes oportunidades para transferência de tecnologia de forma a criar autonomia nacional, uso de tecnologia brasileira para aplicações de defesa e civis, além de total apoio dos parceiros da Saab e rede de financiamento, criação de empregos e sustentabilidade.

FONTE / FOTOS: Saab

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz