A FAB (Força Aérea Brasileira) enviou hoje o pedido formal de oferta para a compra de dois novos aviões-tanque de longo alcance. Estão na disputa a EADS europeia, a Boeing americana e a IAI israelense.

Os fabricantes europeu e americano produzem, respectivamente, o Airbus-A330MRTT e o KC-767, baseados em modelos civis. A empresa israelense é especializada em preparar aviões usados para a missão de reabastecimento, o que custa em média um terço do valor de um modelo novo _que pode chegar a US$ 300 milhões (quase R$ 600 milhões hoje).

O RFP (pedido de oferta, na sigla inglesa) é o segundo passo para a compra, e dá 90 dias para que as ofertas sejam enviadas à FAB. Ele não faz referência ao novo avião presidencial, apelidado de Aerodilma.

O plano original da FAB, de 2010, era para que um dos aviões-tanque tivesse previsão para uma área VIP presidencial. Depois, o Planalto admitiu que poderia comprar um novo avião só para transporte de longa distância, já que o atual Aerolula (um Airbus-A319 executivo) não tem autonomia para ir sem escalas de Brasília à Europa, por exemplo.

Ao assumir, Dilma Rousseff parou o processo e ainda não há decisão final sobre a nova aquisição, conforme a Folha revelou na semana passada. Questionada, a FAB disse que não informaria nada além da nota publicada ontem sobre o RFP (nota do editor: veja abaixo a nota oficial da FAB, que mostra a data de 9 de maio, e não 8, que seria ontem) – ou seja, não fica claro se voltou ao plano de 2010 de incluir a possibilidade de uma área VIP no avião-tanque ou se haverá um pedido separado para a compra do Aerodilma.

A FAB precisa dos novos aviões porque hoje opera antigos Boeing-707 reabastecedores fabricados nos anos 60. São os famosos “Sucatões”, que praticamente não têm mais condições de operação. Além de reabastecimento aéreo, eles servem para transporte de tropas e carga, além de evacuação médica.

Nota Oficial – FAB lança processo de seleção para aeronaves reabastecedoras

O Comando da Aeronáutica, em cumprimento ao Plano de Equipamento e Articulação da Força Aérea Brasileira, e de acordo com o cronograma estabelecido pela instituição, procede, nesta 4ª feira, 9 de Maio de 2012, a entrega dos Pedidos de Oferta às empresas participantes do Projeto KC-X2: Airbus Military, Boeing e Israel Aerospace Industries (IAI).

O Projeto KC-X2 visa, exclusivamente, à aquisição de duas aeronaves de reabastecimento em voo e de transporte estratégico de carga e tropa, bem como missões humanitárias e de evacuação aeromédica e substituirão as aeronaves KC-137, que, por terem sido fabricadas na década de 1960, têm tido seu custo de operação progressivamente elevado.

A partir do recebimento do Pedido de Oferta, as empresas terão o prazo de noventa dias para apresentarem suas propostas, que serão submetidas ao processo de avaliação e seleção previsto pela FAB, e que tem como base, dentre outros, os requisitos técnicos, operacionais, logísticos e industriais estabelecidos.

Brasília-DF, 9 de maio de 2012.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

FONTES: Folha de São Paulo (reportagem de I. Gielow) e FAB (nota oficial)

FOTOS: FAB

Colaborou: Wallace

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