Equipe suíça voa o demonstrador do Gripen F na Suécia
Segundo nota divulgada nesta sexta-feira, 4 de maio, pelo Departamento Federal de Defesa, Proteção da População e do Esporte (DDPS) da Suíça, uma equipe de especialistas da Força Aérea Suíça e da armasuisse realizou voos de prova com o demonstrador do Gripen F em Linköping, na Suécia. Foram quatro voos realizados entre os dias 2 e 4 de maio com a aeronave biposta, com o objetivo de verificar os resultados da avaliação do Gripen E/F e da redução dos riscos no curso do desenvolvimento que ainda resta para a aeronave. Todos os voos de teste planejados foram realizados.
A Saab também divulgou nota a respeito, com mais informações.
Segundo as duas fontes, após a escolha do jato pelo Conselho Federal em 30 de novembro de 2011, o DDPS vem trabalhando nos preparativos para a aquisição do Gripen. O DDPS destacou que, internamente, a tarefa foi atribuída a um Grupo de Projeto Integrado (GPI) dirigido pela armasuisse e composto por membros da Força Aérea e do DDPS.
Paralelamente às negociações com o Governo Sueco relacionadas à otimização da aquisição, estão em curso conversações técnicas intensivas entre todos os parceiros na Suíça e na Suécia. Conforme o cronograma em curso, o detalhamento da aquisição paralela por parte dos dois governos será definido no nível técnico até o final do segundo trimestre deste ano, segundo o DDPS.
Estado atual dos preparativos de aquisição
Conforme previsto em aquisições de sistemas complexos, o desenvolvimento do projeto junto à indústria é acompanhado atentamente e de forma intensa pelo GPI. O objetivo é assegurar a verificação dos resultados da avaliação do Gripen E/F e a redução dos riscos no âmbito do desenvolvimento do modelo Gripen C/D para o E/F. Assim, foram feitos os primeiros voos da pequena equipe suíça no demonstrador Gripen F na Suécia, em estreita colaboração com a fabricante Saab.
O programa de testes e os voos efetuados
O programa teve a duração de três dias, o primeiro deles em simuladores para adestramento nas novas capacidades do modelo demonstrador do Gripen F. Os voos foram feitos nos dois dias seguintes, em cenários os mais realistas possíveis e que simulavam a operação na Suíça, com a realização de dois voos de defesa aérea e dois de policiamento aéreo. Foram experimentadas diversas configurações de armamento, assim como o recurso de “aeronaves-alvo”. Em vários dos testes a partir do aeroporto de Linköping, a aeronave voou rasante sobre o mar Báltico para então realizar uma ascenção para a altitude de 12.000 metros.
Todos os voos realizados tiveram resultado positivo no âmbito da verificação do contrato, segundo o informe do DDPS.
A nota da Saab a respeito dos testes trouxe mais alguns detalhes sobre os voos realizados, assim como depoimentos dos pilotos. Segundo a empresa, as configurações de armas nos testes de missões de defesa aérea e policiamento aéreo incluiram mísseis ar-ar IRIS-T assim como Meteor e AMRAAM.
O tenente-coronel Fabio Antognini, da Força Aérea Suíça, afirmou: “Testamos o desempenho de voo simulando um perfil de missão operacional de defesa aérea. O plano de voo incluía pontos de testes, e fomos capazes de desempenhar todos eles. Foi um voo bem sucedido.”
Bernhard Berset, chefe dos pilotos de provas da armasuisse, acrescentou: “Realizamos testes de desempenho de voo em um cenário de policiamento aéreo. Simulamos um alerta de reação rápida (QRA- quick reaction alert) e o desempenho máximo de interceptação em alta altitude e velocidade supersônica. Testamos o motor e todo o envelope de voo e estamos satisfeitos com os resultados.”
Já o chefe dos pilotos de provas da Saab, Richard Ljungberg, disse que “a cooperação entre as duas equipes foi realmente fantástica. Nós conduzimos quatro voos de provas com a aeronave de testes do Gripen E/F que, como sempre, teve um desempenho perfeito. Nós realmente mostramos as capacidades em crescimento dessa aeronave e demonstramos tudo que foi requisitado, incluindo o desempenho melhorado, a manobrabilidade e a persistência.”
O demonstrador do Gripen F, as diferenças para o modelo testado em 2008 e as próximas fases
A aeronave testada pela equipe suíça é um modelo intermediário entre o Gripen C/D e o previsto Gripen E/F. Trata-se de um biposto construído sobre a base de um Gripen D e que realizou seu primeiro voo em 27 de maio de 2008, tendo completado até o momento 200 horas de voo.
O demonstrador serve para testar os subsistemas parciais previstos para o Gripen E/F, e está esquipado com um propulsor General Electric F414G. Dispõe também de um reservatório interno de combustível de maiores dimensões, de aviônica parcialmente nova na cabine, duas estações extras sob a fuselagem e um trem de pouso principal de nova configuração.
As principais diferenças entre o modelo E/F previsto para aquisição para a Força Aérea e o modelo Gripen D que realizou testes na Suíça em 2008 são as seguintes:
- propulsor mais potente
- maior quantidade de combustível no tanque interno
- novo radar de última geração (AESA – varredura eletrônica ativa)
- sensor infravermelho para apontamento e rastreamento (passivo)
- nova aviônica, incluindo a da cabine
- novo sistema de condução de guerra eletrônica (CGE)
- duas estações suplementares de armamento
- novo trem de pouso principal
A nota do DDPS finaliza com a informação de que, em meados deste ano (2012), será instalado o novo radar AESA, que logo realizará seus primeiros testes, por parte da Saab. O relatório da equipe suíça está previsto para o segundo semestre de 2012. A nota da Saab traz mais alguns detalhes a respeito. Segundo a empresa, o programa de testes do Gripen E/F está andando de acordo com os planos. A próxima fase de testes será a quarta, em que a Saab continuará a integrar novas tecnologias de ponta, que incluem mais aprimoramentos nos aviônicos e telas.
Ainda segundo a Saab, o sistema de radar também receberá melhoramentos por meio da reinstalação de uma nova versão do radar AESA. As fases anteriores de testes foram focadas em áreas como maneabilidade em voo, aerodinâmica, melhoramentos no desempenho incluindo o novo motor GE F414G e a maior carga de armas, assim como a introdução de novos sensores e novos aviônicos à aeronave.
FONTES: DDPS e Saab (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
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