Primeiro AMX modernizado pela Embraer voará antes de julho
Dois aviões para testes e oito aeronaves de produção já estão nas instalações da empresa esperando pela modernização. A Embraer informa que um total de 43 aeronaves serão modernizadas pelo programa. O AMX foi originalmente produzido em cooperação com a Itália.
A modernização inclui um painel tipo “glass cockpit”, novos sistemas de contramedidas eletrônicas e outros itens.
Paralelamente, o programa de modernização dos 12 caças Boeing A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil segue sua trajetória. Os jatos são localmente conhecidos como AF-1.
“Dois deles estão nas nossas instalações em Gavião Peixoto,” informa a Embraer. “A fase de configuração já foi concluída em 2011 e o detalhamento das modificações e a modernização está em andamento.”
Adicionalmente, o A-29 Tucano (sic) vai muito bem, embora a USAF tenha cancelado o seu programa LAS. Mas a companhia espera receber um novo contrato LAS da USAF em 2013. A Embraer compete com a Hawker Beechcraft, mas teme que a mudança dos requisitos do contrato pela USAF.
No último trimestre do ano passado o Brasil também firmou contratos com Bukina Faso, Angola e Mauritânia para o turboélice de ataque leve. O valor total do contrato com os países africanos gira em torno de US$180 milhões.
Já o programa do KC-390 continua e a fase da seleção dos maiores colaboradores já foi feita.
FONTE: Flight Global
NOTA DO EDITOR: a matéria acima do Flight Global não apresenta nada de novo em relação ao que o Poder Aéreo já andou publicando aqui nos últimos meses. Mas é provável que esta pequena nota, na verdade um resumo das atividades da Embraer Defesa e Segurança neste primeiro semestre do ano, tenha como público alvo leitores do exterior. Destaca-se que o Flight Global esqueceu totalmente dos avanços no programa do EMB 145 AEW&C da Índia, cujo segundo avião voou há menos de um mês e o primeiro deles deverá ser entregue em junho.