Vida longa (e próspera) para o Talon
Força Aérea Turca recebe primeiro T-38 modernizado. Frota voará além de 2020
A Força Aérea Turca (TurAF) recebeu o primeiro protótipo do avião de treinamento a jato T38 modernizado com uma nova suíte de aviônicos da Turkish Aerospace Industries (TAI).
A entrega segue o contrato anteriormente concedido pelo Subsecretário para as Indústrias de Defesa (SSM) para projetar, desenvolver e implementar uma atualização de aviônicos para a TurAF como parte do programa de modernização de aviônicos do T-38 (ARI).
Nos termos do contrato, assinado em 2007, a TAI atualizará um total de 55 aeronaves T-38A da TuAF com o propósito de estender a vida útil além de 2020.
As atualizações das aeronaves T38 incluem um novo computador de controle central, monitores multi-função no painel, HUD, HOTAS e novos equipamentos de navegação e comunicação.
Como parte do programa de modernização, com conclusão prevista para 2014, cinco aeronaves estão atualmente passando por processo de atualização nas instalações da TAI, das quais duas são protótipos e três são exemplares de produção.
As 50 aeronaves restantes serão modernizadas pelo Primeiro Centro de Manutenção Suprimentos da TurAF, com apoio técnico da TAI.
As características adicionais incluem um sistema tático de nagevação TACAN AN/ARN-65, um transponter IFF Hazeltine AN/AP-64 e um ILS Rockwell Collins AN/ARN-58.
Mais de 500 T-38 estão em serviço com a Força Aérea dos EUA e também são usados pelas forças aéreas da Alemanha, Coréia do Sul e Taiwan.
FONTE/FOTO: Air force tecnology/TAI
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo
VEJA TAMBÉM:
- Substituição dos T-38: seis anos entre a decolagem do contrato e o pouso na base
- ‘Flexibilidade é a chave para o poder aéreo’: T-38 completa 50 anos de serviço
- USAF empregará T-38 Talon como adversário do F-22 Raptor
- T-38 Talon, o supersônico cinquentão
- Novos assentos ejetáveis para os velhos T-38 da USAF
- USAF perde T-38 em Edwards
- USAF se esforça para manter sua frota de T-38 em vôo
- Os 50 anos da família F-5