Exercício bilateral ‘Gulf’ 2012 em Abu Dhabi, entre França e Emirados
Segundo informes da Força Aérea Francesa (Armée de l’air) e do Ministéiro da Defesa da França, está ocorrendo em Abu Dhabi a edição 2012 do exercício bilateral “Gulf”, organizado em conjunto pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) e a França. Esta edição do exercício, que ocorre a cada quatro anos, foi iniciada em 15 de abril e deverá prosseguir até 3 de maio. Essas operações se enquadram nas relações privilegiadas de cooperação de defesa existentes entre os dois países.
Participam mais de 1800 militres franceses, e entre os equipamentos da Força Aérea Francesa estão aviões de caça Rafale e Mirage 2000-5, assim como um avião-radar E-3F, dois helicópteros Puma, além de aeronaves de transporte.
Como defesa terra-ar utilizada na proteção do aeródromo, foram desdobrados dois sistemas de mísseis terra-ar Crotale NG que vieram da França (com lançadores de oito mísseis cada), somando-se a sistemas Mistral operados pelos Emirados (seis lançadores duplos montados em viaturas Hummer). A fragata antiaérea “Cassard” da Marinha Francesa também participa.
Segundo os informes, o exercício constitui uma demonstração da capacidade francesa de honrar o engajamento de seu material de defesa nos Emirados, contribuindo para o treinamento de comandantes de nível operacional e para o desenvolvimento dos principais domínios de interoperabilidade dos componentes das forças armadas dos dois países.
São organizados cenários realistas de diversas missões, em três fases: aplicação crescente das forças, engajamento e estabilização, sendo que estas estão inseridas em duas sequências, uma de treinamento dos postos de comando (de 15 a 26 de abril) e outra de treinamento no terreno, de 28 de abril a 3 de maio.
FONTES / FOTOS: Força Aérea Francesa e Estado-Maior das Forças Armadas Francesas
VEJA TAMBÉM:
- EC 3/30 Lorraine: o Rafale com um pé nos Emirados
- Mirage 2000: enquanto os ‘deltas’ dos Emirados podem decolar para a Líbia…
- Rafale para os Emirados: só falta o acordo governo a governo
- A dupla dinâmica do Armée de l’air
- Mont-de-Marsan: a próxima casa do Rafale na França
- General do Armée de l’air fala sobre negociações do Rafale com os Emirados
- Sobre o desempenho brilhante do Rafale no ATLC dos Emirados