Turquia propõe se envolver mais na fabricação do F-35 para baixar custos
Segundo notícia publicada pelo jornal turco Hürriyet Daily News nesta terça-feira, 17 de abril, a Tuquia está proponto aos Estados Unidos um maior envolvimento das indústrias locais na fabricação do F-35. Com os custos do caça crescendo continuamente, a proposta visa reduzir os custos do programa em aproximadamente 3,5 bilhões de dólares, por meio de um maior envolvimento do país na produção de partes da aeronave. A proposta foi encaminhada ao secretário assistente de comércio dos EUA, Michael Camunez, pelo subsecretário para Indústrias de Defesa da Turquia, Murad Bayar, num encontro em Ankara em 5 de abril.
Bayar disse que a TAI (Turkish Aerospace Industries) poderia assumir um papel maior no programa de forma a ajudar a diminuir seu custo. Uma fonte do jornal, que pediu anonimato, disse: “Como um parceiro do programa, a TAI vai completar 400 fuselagens centrais da aeronave, a estrutura principal a partir da qual o F-35 é construído. A TAI receberá 4 bilhões de dólares pelo trabalho. O investimento já foi feito. A TAI poderia completar as fuselagens centrais de 634 aeronaves sem nenhum custo extra de investimento. Isso significa que o processo das demais fuselagens centrais das aeronaves vai custar 2 bilhões de dólares. Fazer esse trabalho na Turquia poderia economizar 3,5 bilhões de dólares, já que os preços são mais altos nos EUA e mais baixos na Turquia.”
Já outras fontes da indústria disseram que há um plano de negócios para a produção, e sua revisão não é fácil. A empresa norte-americana Northrop Grumman está atualmente responsável pelo projeto e a produção das fuselagens centrais de todas as três versões do F-35: CTOL, de decolagem e pouso convencionais, STOVL, de decolagem curta e pouso vertical e a versão para operação em porta-aviões com catapulta e aparelho de parada.
O custo total do programa ainda não é conhecido e autoridades, até o momento, se abstiveram de dar uma resposta definitiva. O vice presidente senior da Lockheed Martin para estratégia corporativa e desenvolvimento de negócios, Patrick Dewar, já indicou que cada F-35 custará, em média, não mais do que cada F-16 que a Turquia compra – aproximadamente 50 milhões de dólares. A Turquia já encomendou dois F-35, a serem entregues em 2016. Espera-se que o país encomende um total de 98 aeronaves F-35 no total.
FONTE: Hürriyet Daily News (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTOS: jsf.mil e Northrop Grumman
VEJA TAMBÉM: