Está vazando!
Nova aeronave de reabastecimento aéreo da RAF mostrou problemas de compatibilidade com os Tornados
O jornal britânico ‘The Sun’ informou na semana passada que testes realizados com o futuro avião de reabastecimento aéreo ‘Voyager’ (versão da RAF do Airbus A330 MRTT), indicaram a não compatibilidade com os caças Tornado porque no contato com a cesta, ocorreram vazamentos de combustível.
O caso tornou-se uma grande dor de cabeça para o ministro da Defesa do Reino Unido, Philip Hammond, cuja pasta assinou um contrato de 10 bilhões de libras esterlinas para a aquisição de 14 aeronaves de reabastecimento. O mais embaraçoso é que com aeronaves produzidas nos EUA os testes foram positivos.
O Voyager é a maior aeronave que a RAF já teve. Além de transportar até 100.000 litros de combustível, o avião pode ser convertido em transporte de tropas para até 400 soldados.
O problema de compatibilidade com os Tornados pode causar um atraso nas entregas. Nove Voyager deveriam entrar em serviço até 2014.
FONTE/FOTO The Sun/Airbus
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo
NOTA DO EDITOR:após a publicação da matéria original do jornal inglês, o Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou a seguinte nota (clique aqui para ver o texto original, em inglês):
“O jornal ‘The Sun’ noticiou que a nova frota de aviões de reabastecimento e de transporte da RAF foi atingida por um revés após ser descoberto que o avião, chamado Voyager, encontrou problemas durante testes de reabastecimento aéreo. O Voyager deverá entrar em serviço na RAF nas funções de transporte e aeromédicas nos próximos meses. O avião já reabasteceu Tornados e, uma vez que os testes sejam completados com sucesso, será iniciado o treinamento completo de reabastecimento aéreo na RAF.”
“Nove aeronaves totalmente operacionais deverão entrar em servi;co nos próximos dois anos, com a meta para data de entrada em meados de 2014. Não haverá nenhuma lacuna na capacidade como resultado disso. Se a indústria falhar em atender suas obrigações, o Ministério da Defesa espera recuperar quaisquer custos adicionais.”