O NAVFLIR do AMX
Imagens recentes da revista Aerovisão mostram muitas fotos do A-1M sendo modernizado na EMBRAER, mas parecem denunciar como será instalado o NAVFLIR (FLIR de navegação) do A-1M. O que se tem certeza é que a câmera ficará acima e atrás da antena do radar.
No centro da imagem acima (clique para ampliar) pode ser vista uma cavidade onde parece ficar a abertura da câmera. A imagem está sobreposta à sonda de reabastecimento, mas é bem diferente da luz instalada na sonda. A câmera pode ser instalada na vertical funcionando como um periscópio. Outras imagens da revista (em detalhe na foto acima) mostram alterações no local indicando que a posição do NAVFLIR será à direita da cabine.
O NAVFLIR dará novas capacidades ao A-1M, que aumentarão em muito suas possibilidades de sobrevivência. Podendo atacar baixo, à noite, e em bom tempo, também apoiado por óculos de visão noturna, o A-1M poderá anular a maioria das defesas aéreas guiadas opticamente como mísseis superfície-ar portáteis e artilharia antiaérea apontada visualmente, além de caças não equipados com radares com capacidade look-down/shoot-down. Voando baixo, o A-1M conseguirá atingir alvos com bombas burras com precisão semelhante às de bombas JDAM (CEP menor que 15 metros), mas que seria muito arriscado de dia dependendo das defesas do alvo.
A imagem abaixo mostra a janela de um FLIR, abaixo do nariz e na frente do trem de pouso dianteiro, em um jato executivo Gulfstream.