Prazo sueco de 2020 é a nova polêmica na mídia suíça sobre o Gripen
–
Segundo notícias mais recentes que saíram na mídia suíça, compra da nova versão do Gripen será ajustada para que entregas correspondam às da Suécia, por volta de 2020 – o caça também foi lembrado nas tradicionais brincadeiras de 1º de abril da imprensa suíça
–
Como tem sido costume nos últimos meses, uma nova polêmica sobre a escolha do caça sueco Gripen pelo Governo Suíço está agitando a mídia do país. O jornal 24 heures (escrito em francês) credita ao site NZZ Online (escrito em alemão) a informação de que a aquisição de 22 caças será estendida até 2020. A razão principal seria o plano sueco para modernizar sua própria frota do caça, adquirindo aproximadamente 60 aeronaves de nova geração (E/F), o que não seria feito antes de 2020.
Porém, o Poder Aéreo pesquisou mas não encontrou essa informação no site NZZ Online. O que foi encontrado de mais recente foi uma notícia dizendo que a investigação da Subcomissão de Defesa do Parlamento Suíço, a respeito da escolha do Gripen, não será finalizada em abril. Segundo a presidente da Comissão para Segurança Nacional, a parlamentar Chantal Galladé, essa investigação deverá terminar só em junho. A subcomissão está examinando a avaliação dos caças, e o presidente da mesma, o parlamentar Thomas Hurter, disse que a demora é porque a investigação é bastante complicada.
Com a demora, é possível que o Conselho Federal tenha que decicir sobre o programa de armamentos do país sem o relatório da subcomissão, segundo o NZZ Online.
O jornal 24 heures tratou dessa questão do atraso do relatório praticamente da mesma forma que o NZZ Online, apenas com uma diferença de opinião, dizendo que o Conselho Federal talvez não possa dar seu parecer final sobre a compra devido ao atraso na finalização da investigação parlamentar, e não decidir sobre o programa de armamentos sem o relatório. (nota do editor: esse é o único ponto razoavelmente em comum que encontramos nas duas publicações, levando em conta que o 24 heures e outros jornais citavam o NZZ Online. Mas se algum leitor encontrar no NZZ Online a notícia original sobre entregas em 2020, pedimos que nos mande o link, pois infelizmente não encontramos nada mais do que a nota sobre o atraso no relatório).
Mas foi a questão do novo prazo de 2020 que ganhou as manchetes na mídia suíça. Isso porque, até o momento, o Departamento de Defesa do país divulgava como 2015 o prazo para começar a receber os caças que substituiriam os F-5 Tiger, segundo o jornal.
O 24 heures argumenta que na semana passada o ministro da Defesa Ueli Maurer “abriu uma brecha” a respeito desse prazo, falando da questão sueca: “Essa data de 2020 para os caças da Suécia foi bastante repetida nos jornais, mas eu também já ouvi outras datas em meus contatos com o Governo Sueco.” Perguntado sobre isso, Maurer disse que “a oferta da Saab prevê quatro anos entre a data da encomenda e a entrega do primeiro avião. E, a partir daí, o fabricante vai produzir vinte e dois caças em dois anos. Isso nos leva até 2019. Então não há muita diferença em relação aos planos suecos.”
Ainda segundo o 24 heures, a Suíça não iniciaria a produção do novo Gripen E / F, e “deseja andar de mãos dadas com a Suécia na produção industrial.” O jornal cita outra declaração de Maurer: “Nós sempre dissemos que compraremos uma aeronave já produzida pelo país fabricante.” O 24 heures também afirma que as discussões para finalizar o contrato estão em andamento.
Já na SFTV (emissora suíça), uma declaração do ministro dá a entender que 2020 pode mesmo ser o prazo
A SFTV também destacou essa questão do prazo de entrega para 2020, mas trouxe uma declaração do próprio ministro Maurer ao programa “10vor10” da emissora. Segundo a transcrição divulgada a partir de uma entrevista nos bastidores de um evento (o vídeo do programa 10vor10, em alemão, pode ser visto clicando aqui), o ministro disse: “Estou assumindo como realista que poderemos adquirir as aeronaves por volta do fim desta década”.
Mas um outro jornal suíço teria dado um prazo ainda mais curto para a chegada do primeiro Gripen: 1º de abril!
Apesar de não conseguirmos encontrar a notícia original (talvez por haver uma versão online e outra impressa), diversas mídias repercutiram uma notícia publicada pelo “Frutigländer” na sexta-feira: “No domingo, primeiro de abril, às 11h, o primeiro caça do modelo Gripen chegará ao aeroporto de Reichenbach para testar se a pista pode ser utilizada pelo caça”. A nota foi reproduzida em compilações sobre as brincadeiras de 1º de abril tradicionalmente publicadas na Suíça – embora, no caso do NZZ Online, tenha saído também uma crítica: como várias publicações não possuem edição dominical (e o 1º de abril foi um domingo), esse tipo de notícia publicada antecipadamente acaba prestando, na verdade, um desserviço.
FONTES: 24 heures, NZZ Online e SFTV (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTOS: Saab e SFTV
VEJA TAMBÉM:
- MD da Suíça diz que preço máximo do Gripen E/F para o país é fixo
- Gripen em debate na Suíça: discussões no Conselho Federal e na TV
- Mirage IIIS: precedente suíço na escolha de um ‘caça que só existe no papel’
- De zero a nove, nota final do Gripen na avaliação suíça foi de 6,36 pontos
- Coletiva da escolha do Gripen na Suíça: avaliação que vazou era da versão C/D
- Gripen, a escolha preferencial da Suíça
- Gripen para a Suíça: depois da guerra dos caças, a guerra das cartas
- ‘Bom o bastante’: o novo mantra de quem decide as compras de defesa?