Poloneses reabrem concorrência para jatos de treinamento

13

Segundo jornal tcheco, o L-159 da Aero Vodochody deverá concorrer na nova disputa, onde não há mais o requerimento de um jato com comandos ‘fly-by-wire’

 –

O jornal Czechposition publicou na sexta-feira, 6 de abril, notícia que reporta a ao diário polonês Lidové noviny, a respeito da Polônia estar reabrindo uma concorrência para jatos de treinamento. Segundo o jornal, esse poderia ser um cliente para os L-159 da empresa tcheca Aero Vodochody, que recentemente falhou em vender a aeronave para o Iraque.

O escritório de armamentos polonês (Inspector Uzbrojenia) reabriu oficialmente, nesta semana, a concorrência que havia sido cancelada em 2010. As propostas devem ser mandadas até 30 de abril, visando a entrega de 16 jatos entre 2015 e 2017, cuja missão primária será apoiar a instrução de novos pilotos para os F-16 poloneses. Os novos jatos deverão substituir os  PZL Mielec TS-11 Iskras da Polônia.

A disputa cancelada anteriormente envolvia dois jatos, o italiano Alenia Aermacchi M-346 e o sul-coreano T-50, desenvolvido pela Korea Aerospace Industries com o apoio da Lockheed Martin norte-americana. À época, a Polônia procurava uma aeronave de treinamento com sistema de controle fly-by-wire, além de outros requerimentos que, segundo o site Flight International, não fazem mais parte da nova concorrência.

O que a Polônia busca, agora, é uma aeronave capaz de simular o lançamento de armas ar-ar e ar-solo. Ainda segundo o Flight International, “os ofertantes deverão submeter suas respostas até 30 de abril para 16 aeronaves, além de atividades de treinamento e de apoio logístico, e a entrega de simuladores completos de missão e outros equipamentos de treinamento. Eles deverão também fornecer informações de custos de operação por hora para 200 a 250 horas de voo por ano, durante uma vida em serviço de 30 anos, além de projeções para a manutenção.”

O presidente da Aero Vodochody, Ladislav Šimek, disse ao diário polonês que a empresa “está considerando seriamente o pedido de informações”.

FONTE: Czechposition (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS: Aero Vodochody

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz