A Boeing divulgou nota na quarta-feira, 28 de março, informando a entrega do último KC-135E “Stratotanker” para o Chile, de um total de três. Segundo a empresa, essa última entrega foi feita em 9 de março, após todas as aeronaves terem completado a manutenção programada em depósito (PDM) nas instalações da empresa, em San Antonio (Texas, EUA).

Essa terceira aeronave, segundo a empresa, chegou às instalações da Boeing em junho (do ano passado) para trabalhos de manutenção, inspeção, reparos, modificação e repintura. O Governo Chileno adquiriu três aviões de reabastecimento em voo KC-135 E em 8 de julho de 2009, por meio do escritório de vendas militares ao exterior (FMS) da Base Aérea da USAF (Força Aérea dos EUA) de Tinker, em Oklahoma.

Segundo Mike Wright, diretor do programa KC-135 da Boeing, a empresa “trabalhou com a Força Aérea Chilena para incorporar lições aprendidas com a primeira e a segunda aeronaves, para entregar o último KC-135 e devolvê-lo fazendo o que faz de melhor. Essa aeronave altamente confiável é um recurso crítico do Chile para missões de reabastecimento e de assistência humanitária.”

As aeronaves KC-135 passam pelo PDM após cinco anos de serviço ou 20.000 horas de voo, e a Boeing realiza esse trabalho em Santo Antonio desde 1998, tanto para a USAF (Força Aérea dos EUA) quanto para clientes internacionais.

O primeiro KC-135 da Força Aérea do Chile a passar pelo PDM foi entregue em 18 de fevereiro de 2010, uma semana após o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile. A aeronave foi colocada imediatamente em operação em missões humanitárias. A segunda entrega foi realizada em 30 de agosto de 2011.

FONTE / FOTO: Boeing

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz