Segundo o jornal The Korea Herald, a Korean Air entregou em 20 de março o primeiro caça norte-americano F-15 recabeado, conforme contrato para modernização de aviônicos em 60 aeronaves do tipo, que a empresa recebeu em setembro do ano passado. O contrato com a USAF (Força Aérea dos EUA) tem valor divulgado de 400 milhões de dólares e está sendo realizado no Busan Tech Center, da Korean Air. O trabalho nas aeronaves deverá ser completado em quatro anos.

Os caças F-15 do contrato estão estacionados na região do Pacífico. Sob os termos do contrato, estão sendo substituídos por cabos de Teflon mais de 15.000 cabos de Kapton instalados em cada aeronave, além de testes para comprovar que todos os sistemas estão trabalhando sob as especificações.

O contrato também prevê a substituição dos profundores e recabeamento dos mesmos, dentro de um projeto norte-americano para aumentar a resistência estrutural em combate. Desde 1983, a Korean Air já fez reparos em 530 caças F-15 norte-americanos.

A empresa já trabalhou na produção de aeronaves militares como o F-5  E/F, além de helicópteros, acumulando tecnologias para produção de aeronaves de asas rotativas e não tripuladas desde 1976. Desde 1986, quando a empresa expandiu a produção de componentes para aeronaves comerciais, ela tem fornecido fuselagens e asas para fabricantes como Airbus e Boeing.

FONTE:The Korea Herald (também foto de baixo)

FOTO DO ALTO: USAF (Força Aérea dos EUA)

wpDiscuz