Caças Gripen suecos fazem REVO no exercício ‘Cold Response 2012’

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Nas fotos divulgadas  hoje (21 de março) no site das Forças Armadas da Suécia, caças Gripen fazem reabastecimento em voo (REVO) com um avião reabastecedor C-130/T da Força Aérea Sueca. Nessa missão, os caças se conectaram à cesta por quatro minutos, o suficiente para transferir quatro mil litros de combustível (1.000 litros por minuto).

O C-130/ T  da Suécia só havia reabastecido caças Gripen do próprio país até o final do mês passado, quando pilotos tchecos treinaram pela primeira vez a operação com seus Gripens bipostos e monopostos. No exercício “Lion Effort”, que começará em breve reunindo pilotos de Gripen suecos, sul-africanos, tchecos, húngaros e tailandeses (esses últimos apenas como observadores, sem voar suas próprias aeronaves), os pilotos da República Tcheca poderão fazer isso de novo.

No futuro, os caças F-18 Hornet da Força Aérea Finlandesa, que também usam o sistema de sonda de reabastecimento, poderão ser novos “clientes” do C-130/T sueco, conforme novos exercícios envolvendo a cooperação de países nórdicos sejam realizados.

Sobre a operação de reabastecimento do ponto de vista do caçador, o piloto Jörgen Marqvardsen afirmou o mesmo que seu colega tcheco (veja matéria anterior no alto da lista de links a seguir): com a sonda localizada atrás do piloto, o importante é focar a atenção para onde a mangueira de 22 metros sai do avião reabastecedor, e não ficar olhando para a cesta.

FONTE / FOTOS: Forças Armadas Suecas

NOTA DO EDITOR: o exercício “Cold Response 2012” é realizado no Norte da Escandinávia e envolve unidades convidadas do exército, marinha e aeronáutica de 15 nações. Aproximadamente 16.000 militares participam, 1.500 deles suecos, nas operações conjuntas que começaram em 12 de março e terminam hoje (dia 21). Infelizmente, o dia 18 de março ficou marcado pelo acidente de um C-130 da Noruega, com a perda da tripulação. No mesmo dia, duplas de caças Gripen da Suécia se revezaram sobre a área presumida da queda, utilizando seus pods de reconhecimento e de aquisição de alvos (no caso, o SPK 39 V sueco equipado com câmeras fotográficas e o Litening III israelense, eletro-óptico), o que fez com que mais oito aeronaves se juntassem aos esforços para a localização do C-130 e dos tripulantes.

Localizados os destroços e os corpos da tripulação, a operação de busca e salvamento foi mudada deu lugar à investigação do acidente. Os militares falecidos no acidente foram honrados em uma cerimônia realizada em Bardufoss, na Noruega, que contou com a presença do Rei Norueguês Harald, e o exercício foi interrompido durante as duas horas do serviço, com um minuto de silêncio sendo observado em todas as unidades participantes (informações do site das Forças Armadas da Suécia).

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